4
Depois de frequentar o curso os alunos deverão estar aptos a:
1) Compreender os princípios básicos da Genética Humana e hereditariedade;
2) Compreender e discutir como é que variabilidade genética em genes que codificam para enzimas metabolizadoras e de transporte de fármacos pode contribuir para alterações farmacocinéticas.
3) Compreender e discutir como variabilidade genética em genes que codificam para alvos terapêuticos levam a alterações farmacodinâmicas e na evolução clínica;
4) Discutir impacto da Farmacogenética em diferentes áreas terapêuticas;
5) Aplicar os conceitos de Farmacogenética de modo a resolver problemas relevantes nos cuidados farmacêuticos, tais como a escolha de um medicamento particular ou a alteração de dose a administrar.
6) Identificar as principais bases de dados fiáveis na área da Farmacogenética;
7) Avaliar criticamente a literatura atual e futura na área da Farmacogenética.
Ensino Teórico
Nas aulas teóricas serão irão ser discutidos problemas contemporâneos relevantes na área da Farmacogenética bem como as abordagens técnicas para a sua solução.
Ensino Prático
As aulas práticas têm como objectivo proporcionar ao aluno a discussão crítica dos conhecimentos teóricos adquiridos, através da resolução de problemas práticos, com recurso a ferramentas de bioinformática, nomeadamente através da consulta de bases de dados genéticos.
Ensino Laboratorial
Nas aulas de laboratório serão igualmente discutidas as técnicas utilizadas no diagnóstico molecular de polimorfismos genéticos.