Qualidade

A Qualidade é uma aposta estratégica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) que se consubstancia na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ-FFUL) dos seus processos de ensino, investigação e serviços de apoio.

No âmbito da implementação do Sistema Gestão da Qualidade, respeitando os padrões europeus de qualidade e a legislação aplicável, pretende-se monitorizar os processos e procedimentos e avaliar a eficácia das tomada de decisão no que respeita  às atividade nucleares da instituição numa perspetiva de melhoria contínua.

A estrutura do SGQ-FFUL é apresentada no Manual da Qualidade, em vigor.

Sistema de Gestão da Qualidade

A estrutura do SGQ-FFUL é apresentada no Manual da Qualidade, em vigor.

 

Documentação do SGQ-FFUL

 

Documentos de Referência

 

Apresentação do SGQ-FFUL

 

Última atualização: 10/12/2023

News4Quality

O Gabinete de Avaliação e Garantia da Qualidade tem o prazer de apresentar a “News4Quality“, a newsletter da Qualidade da FFUL.
Esta newsletter é uma das ferramentas da jornada coletiva da FFUL para com a transparência, o conhecimento e a atualidade na área da Qualidade.

Embarque connosco neste desafio coletivo…no qual todos os comentários, sugestões, notícias, notas, recomendações são sempre bem-vindos…

 

 

Avaliação Institucional

2º Ciclo de Avaliação (2023)

Em 2022/2023, a A3ES deu início ao segundo momento de Avaliação Institucional, que incidiu sobre a qualidade do desempenho da Instituição na sua globalidade, bem como sobre cada uma das suas unidades orgânicas. Neste processo, as Escolas e Serviços da ULisboa elaboraram um relatório de autoavaliação detalhado das suas atividades, incidindo nas múltiplas vertentes da atividade académica: estratégia e governança, ensino, investigação e transferência de conhecimento, internacionalização e cooperação nacional com outras instituições e com a sociedade, recursos humanos e materiais. O relatório de autoavaliação incluiu também um tema de desenvolvimento, intitulado “Diálogos abertos: desafios globais”.

Etapas do Processo

Resultado Final

Universidade de Lisboa acreditada pelo prazo de 6 anos (classificação máxima)
Data de acreditação – 31/07/2023

Em 2017, encerrado o primeiro ciclo completo de avaliação/acreditação dos ciclos de estudos em funcionamento, a A3ES deu início ao processo de Avaliação Institucional, que incidiu sobre a qualidade do desempenho da Instituição na sua globalidade, bem como sobre cada uma das suas unidades orgânicas.

Etapas do Processo

Resultado Final

Universidade de Lisboa acreditada pelo prazo de 6 anos

Acreditação dos Ciclos de Estudo

A acreditação de um ciclo de estudos é um procedimento pelo qual um organismo, competente para a avaliação e acreditação do ensino superior, verifica e reconhece, formalmente, que um determinado ciclo de estudos, conducente à atribuição de um grau académico (licenciado, mestre, doutor), satisfaz os requisitos exigidos para a sua criação e funcionamento.

Em Portugal, este procedimento é da competência da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

  • Acreditação Prévia de Novos Ciclos de Estudos
  • Avaliação de Ciclos de Estudos em Funcionamento
  • Renovação da Acreditação de Ciclos de Estudos Não-Alinhados (PERA)

 

Mais informação

Consulte a informação sobre o registo, avaliação e/ou acreditação de cada Ciclo de Estudos, bem como os documentos produzidos no âmbito do processo de auto-avaliação e de avaliação externa.

Relatórios de Autoavaliação dos Ciclos de Estudos (a disponibilizar mediante pedido fundamentado)

Inquéritos e Relatórios

Inquéritos Pedagógicos

Sucesso Escolar

Inquéritos de Saúde e Bem-Estar

Relatório dos Inquéritos aos Estudantes

 

Elogios, Sugestões, Reclamações e Denúncias

A melhoria contínua é uma prioridade na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
A sua opinião é muito importante! Com o seu contributo podemos melhorar os nossos serviços.

 

Para apresentar um Elogio, Sugestão ou Reclamação, por favor, preencha este formulário.

Nota: Por favor não utilize este formulário para pedidos de informação ou submissão de outras mensagens não enquadráveis nas categorias de elogios, sugestões ou reclamações.

 

FORMULÁRIO

Por favor, descreva de forma clara a situação sobre a qual se pretende pronunciar. Caso considere relevante, indique detalhes (e.g. local, data e serviço em causa) | Please, clearly describe the situation you intend to address. If relevant, indicate details (e.g. place, date, service)
Click or drag a file to this area to upload.
Caso pretenda, poderá anexar um ficheiro. A dimensão dos ficheiros deve ser inferior a 2 MB | If you wish you can add a file. The file size must be less than 2 MB.
A sua identificação é opcional. Se não indicar os seus dados pessoais, os serviços visados serão notificados, mas não será possível responder-lhe relativamente ao tratamento e/ou resolução da situação |
Your identification is optional. If you prefer not to identify yourself, the targeted services will be notified, but it will not be possible to respond to you regarding the treatment and/or resolution of the situation.

 

 

 

 

 

Tendo em conta o cumprimento do quadro legal e regulamentar previsto na Lei n.º 93/2021, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa tem disponível um sistema que permite, a qualquer pessoa consigo relacionada, participar de forma anónima qualquer irregularidade e/ou infração.

Esta deve ser feita através do nosso Canal de Denúncia.

 

Partilhar