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O objetivo da UC de Design Experimental de Investigação e Inovação, posicionada no final do 2º semestre, é desenvolver o pensamento crítico do estudante no desenho experimental de um trabalho de investigação e inovação, num tema do interesse do estudante na área das Ciências Biofarmacêuticas. Permitirá a aquisição de conhecimentos, capacidades e competências para: 1) compreender o contexto em que se insere uma determinada investigação e como influencia o saber científico e o desenvolvimento de oportunidades de aplicação; 2) analisar de forma crítica e objetiva trabalho relacionado, tanto através de pesquisa bibliográfica, como de contacto direto com o tutor e com a sua investigação; 3) compreender as diferentes fases de preparação de um projeto científico (identificação de uma questão científica; análise de aplicabilidade; design de investigação e inovação; métodos de análise e de validação); e 4) compreender e aplicar conceitos de ética no desenvolvimento experimental e na obtenção de resultados. O estudante deverá, ainda, desenvolver aptidões que lhe permitam aplicar estratégias de análise semelhantes, face a áreas científicas diversas, bem como integrar conhecimentos, capacidades e competências na elaboração de hipóteses, que possam ser testadas experimentalmente, permitindo o avanço do saber e o desenvolvimento de oportunidades.
Ensino Teórico
Esta unidade curricular é composta por um período de contacto direto do estudante com áreas científicas do seu interesse, no âmbito dos conteúdos programáticos do Curso de Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas. Este período é seguido pelo desenho de um trabalho experimental de investigação, sob acompanhamento do tutor. Inclui-se no programa o estudo de: 1) princípios e métodos de seleção de tópicos de investigação, bem como processos de investigação baseados em pensamento crítico e criativo; 2) planeamento e implementação do desenho da investigação e inovação; ética no desenho experimental; 3) abordagens de recolha, análise crítica e validação de dados experimentais; e 4) disseminação e apresentação do desenho experimental da investigação; organização de conteúdos; normas de escrita. Contempla-se conhecimento teórico e prático sobre como escrever um trabalho com ênfase em investigação experimental, como aplicar conceitos de design experimental, como reconhecer e utilizar metodologias avançadas de investigação, dando sempre prioridade à motivação do estudante para equacionar hipóteses e resolver problemas.