Candidaturas Mestrados

Candidatura

Editais – Ano Letivo 2024-2025

 

Mestrado em Análises Clínicas

Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas

Mestrado em Cosmetologia Avançada

Mestrado em Engenharia Farmacêutica

Mestrado em Qualidade Alimentar e Saúde

Mestrado em Química Medicinal e Biofarmacêutica

Mestrado em Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde

Antes de efetuar a sua candidatura deve:

  1. Ler atentamente o Edital do curso a que pretende candidatar-se.
  2. Ler atentamente o Manual de Candidaturas aos Programas de Mestrado da FFUL. 
  3. Acesso à Plataforma FenixEdu:
  • Caso nunca tenha sido aluno da FFULisboa deve efetuar um pré-registo na Plataforma FenixEdu.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e já teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve aceder à Plataforma FenixEdu e autenticar-se com os dados da sua conta.
    Caso tenha perdido o acesso à sua conta, pode recuperar a senha na área de utilizadores da ULisboa.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e nunca teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve enviar um email para mestrados@ff.ulisboa.pt  indicando o nome completo e número de documento de identificação.
  1. Aceder à Plataforma FenixEdu.
  2. No separador “Candidato”, escolher o tipo de candidatura: “Mestrados Cidadãos Nacionais e da União Europeia” ou “Mestrados Estudantes Internacionais” e selecionar o curso.
  3. Preencher o formulário online e anexar todos os documentos em formato digital.
  4. Selecionar a opção “Submeter”.
  5. Efetuar pagamento da taxa de candidatura no valor de 75 €.

 

Prazos & Vagas Sobrantes

Ano Letivo 2024/2025

1ª Fase

Período de candidatura – 01 de maio a 16 de junho de 2024.

Divulgação de resultados – Até 21 de junho de 2024.

Matrícula e inscrição – 25 a 26 de junho de 2024.

 

2ª Fase

Vagas Sobrantes para 2.ª Fase de Candidaturas

Período de candidatura – 01 de julho a 26 de julho de 2024.

Divulgação de resultados – Até 31 de julho de 2024.

Matrícula e inscrição – 06 a 07 de agosto de 2024.

 

3ª Fase

Vagas Sobrantes para 3.ª Fase de Candidaturas

Período de candidatura – 16 de agosto a 31 de agosto de 2024.

Divulgação de resultados – Até 06 de setembro de 2024.

Matrícula e inscrição – 12 a 13 de setembro de 2024.

 

Prazo para reclamações – até 10 dias úteis após a divulgação dos resultados.

Vagas sobrantes após término das Candidaturas

Requisitos de Admissão

Requisitos de Admissão

São admitidos como candidatos à inscrição:

  • Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal na área científica do curso;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do ciclo de estudos.

Definição do Estudante Internacional

Estudante internacional é o estudante que não tem a nacionalidade portuguesa (artigo 3º do Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto, que alterou e republicou o Decreto-Lei n.º 36/2014).

Não são abrangidos pelo disposto anteriormente:

  1. Os nacionais de um Estado membro da União Europeia;
  2. Os familiares de portugueses ou de nacionais de um Estado membro da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade;
  3. Os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia e não estando abrangidos pela alínea anterior, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente;
  4. Os que sejam beneficiários, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais;

Documentos:

Os candidatos devem formalizar a sua candidatura com os seguintes documentos:

  • Documento comprovativo da posse do grau de licenciado ou mestre, com indicação da nota final;
  • Curriculum Vitae atualizado, incluindo documentos comprovativos das publicações/atividades referenciadas no CV;
  • Apresentação de uma carta de motivação, expondo as razões da escolha do ciclo de estudos;
  • Cópia do documento de identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte), para validação de dados pessoais, e fotografia a cores;
  • Declaração, sob compromisso de honra, no caso de Estudante Internacional.
  • Declaração de Honra – Comprovativo de Conclusão de Grau, no caso de o candidato ainda não ter terminado o grau ou não esteja na posse do documento de conclusão, no ato de candidatura.
  • Outros elementos considerados relevantes pelo candidato para efeitos de apreciação da candidatura.

Os documentos comprovativos das habilitações dos candidatos são emitidos pela entidade competente do país onde foram obtidas as habilitações e quando emitidos por instituições de países extracomunitários, devem ser legalizados por agente consular português ou pela Apostila de Haia, sendo estas legalizações efetuadas no país de origem dos documentos. Sempre que não forem emitidos em português, inglês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.

Caso o candidato ainda não tenha terminado o curso ou não esteja na posse do documento de conclusão, no ato de candidatura, deve indicar o curso que está a terminar ou que já concluiu. No processo de candidatura deve carregar um Certificado de Unidades Curriculares Aprovadas e, na Carta de Motivação, deve mencionar que está a concluir um curso e a data prevista para a conclusão e submeter a Declaração de Honra – Comprovativo de Conclusão de Grau para o efeito.

O comprovativo de conclusão do grau, assim como a respetiva classificação, são fatores tidos em consideração na avaliação do candidato para efeitos de seriação e de ordenação. Se a Comissão Científica assim o entender, a seriação destes candidatos poderá ser efetuada juntamente com a seriação dos candidatos da fase seguinte. Em caso de admissão, a mesma ficará sempre condicionada até à entrega do certificado de conclusão do grau.

São liminarmente indeferidas as candidaturas que não sejam instruídas com todos os documentos solicitados.

Unidades Extracurriculares

Destinatários

Podem candidatar-se a unidades extracurriculares todos alunos inscritos no 1º e 2º ciclos de estudos da FFUL de acordo com os prazos estabelecidos para o efeito. A propina é calculada tendo em conta o número de ECTS em que o aluno se inscreve, designadamente 35€ por ECTS no caso dos alunos inscritos nos 2º ciclos de estudos da FFUL.

Prazos: Consultar o Mapa de Prazos Académicos

Resultados: Dependente do Despacho do Coordenador de Curso.

Candidatura:

  1. Aceder à Plataforma FenixEdu, utilizando as credenciais de acesso:
  2. No separador Candidato, escolher o tipo de Candidatura: “Unidades Extracurriculares”.
  3. Preencher o formulário online.
  4. Selecionar a opção “Submeter”.

Unidades Curriculares Isoladas

Destinatários
Indivíduos, com mais de 16 anos de idade, com ou sem vínculo a instituições de ensino superior, interessados em frequentar unidades curriculares isoladas.

Legislação aplicável

Prazos: Consultar o Mapa de Prazos Académicos

Resultados: Dependente do Despacho do Coordenador de Curso.

Documentação

  • Documento de identificação (Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão / Passaporte);
  • Fotografia tipo passe a cores;
  • Curriculum Vitae atualizado;
  • Certificado de habilitações literárias;
  • Caso esteja inscrito(a) em alguma Escola da ULisboa deve submeter também uma declaração da Escola referindo que está coberto(a) pelo seguro escolar.

Candidatura

  1. Ler atentamente o Despacho n.º 4/2020 – Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas da FFUL;
  2. Acesso à Plataforma FenixEdu:
  • Caso nunca tenha sido aluno da FFULisboa deve efetuar um pré-registo na Plataforma FenixEdu.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e já teve conta Campus@ULisboa ou @edu.ulisboa.pt deve aceder à Plataforma FenixEdu e autenticar-se.
    Caso não se recorde das credenciais pode recuperá-las na área de utilizadores da ULisboa.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e nunca teve conta Campus@ULisboa ou @edu.ulisboa.pt deve enviar um email para mestrados@ff.ulisboa.pt indicando o nome completo e número de documento de identificação.
  1. Aceder à Plataforma FenixEdu.
  2. Escolher o tipo de Candidatura: “Unidades Curriculares Isoladas”.
  3. Preencher o formulário e anexar todos os documentos em formato digital.
  4. Selecionar a opção “Submeter”.
  5. Efetuar pagamento da taxa de candidatura no valor de 10 €.

Critérios de Seleção e Seriação

A seleção dos candidatos é efetuada pelo Coordenador do respetivo curso com base nos seguintes critérios:

  • Número de vagas disponíveis para cada unidade curricular;
  • Curriculum vitae;
  • Certificado de habilitações.

Limites à candidatura/inscrição

  • A inscrição está dependente da disponibilidade de vagas em cada unidade curricular.
  • O número máximo de unidades curriculares isoladas a que um candidato se pode inscrever não pode ultrapassar o total de 30 ECTS em cada ano letivo.
  • A inscrição numa unidade curricular isolada pode estar dependente de requisitos de formação prévia considerados indispensáveis para a compreensão mínima dos conhecimentos e aquisição das competências dessa unidade curricular.

Emolumentos e Propinas

Os valores das taxas e propinas são os fixados no mapa em anexo ao Despacho n.º 4/2020.

  • Taxa de Candidatura: 10 €
  • Taxa de Inscrição: 25 €
  • Seguro Escolar: 2,10 €

Mobilidade de Estudantes Ulisboa

Destinatários
Estudantes inscritos em qualquer Escola da ULisboa que pretendam frequentar uma Unidade Curricular (UC) em funcionamento na FFULisboa que possa ser enquadrada no seu plano de estudos.

Legislação aplicável
Despacho Reitoral de 31 de janeiro de 2022 sobre a Mobilidade de Estudantes entre as Escolas da ULisboa.

Condições de candidatura
O estudante deve ter uma matrícula ativa numa escola da ULisboa;

Documentação
Apresentação de declaração, emitida pelos Serviços Académicos da Escola de origem, indicando que o estudante está coberto pelo seguro escolar.

Candidatura

  1. O estudante deverá solicitar a inscrição junto da escola de origem;
  2. A escola de origem formaliza o pedido junto dos Serviços Académicos da FFULisboa;
  3. Após autorização, o estudante deve efetuar a candidatura/inscrição às unidades curriculares no Portal Fénix Edu da FFULisboa.
  4. Acesso à Plataforma FenixEdu:
  • Caso nunca tenha sido aluno da FFULisboa deve efetuar um pré-registo na Plataforma FenixEdu.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e já teve conta Campus@ULisboa ou @edu.ulisboa.pt deve aceder à Plataforma FenixEdu e autenticar-se.
    Caso não se recorde das credenciais pode recuperá-las na área de utilizadores da ULisboa.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e nunca teve conta Campus@ULisboa ou @edu.ulisboa.pt deve enviar um email para mestrados@ff.ulisboa.pt indicando o nome completo e número de documento de identificação.
  1. Aceder à Plataforma FenixEdu.
  2. Escolher o tipo de Candidatura: “Mobilidade Interna ULisboa” e preencher o formulário.
  3. Selecionar a opção “Submeter”.

Propina
Não é cobrado qualquer valor adicional de propina anual, sendo a parcela de propina associada à inscrição transferida entre escola de origem, FFULisboa e a Reitoria da ULisboa.

Contactos

Área Académica
Núcleo de Pós-Graduação: mestrados@ff.ulisboa.pt

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