5
5
No final do módulo os estudantes devem estar aptos a:
Entender as bases e etapas de um processo de análise de riscos;
Saber procurar fontes fidedignas de informação e selecionar os elementos necessários para avaliar riscos (e/ou benefícios);
Reunir informação relativa a identificação dos perigos, sua caraterização e avaliação da exposição;
Compreender a utilidade dos estudos in vitro e in vivo;
Perceber a importância e as limitações dos estudos em humanos em relação aos estudos com animais ou células;
Superar as incertezas existentes no processo de avaliação de riscos;
Proceder à caraterização do(s) riscos;
Entender as diferenças fundamentais entre os processos de avaliação de riscos de uma substância genotóxica e não genotóxica.
A Análise de Riscos como base da política de Segurança Alimentar e como base científica da Análise de Risco. Risco de exposição humana a agentes potencialmente tóxicos nos alimentos e dieta alimentar.
Agências Reguladoras.
Processo de Avaliação do Risco: 1- Identificação dos perigos; 2- Caraterização dos perigos; 3- Avaliação da exposição; 4- Caraterização do risco para diferentes classes de químicos alimentares. Compostos com baixo peso molecular, micronutrientes e suplementos nutricionais, macronutrientes e alimentos completos. Índice de Risco. 5- Biomarcadores de exposição, efeito e suscetibilidade. Validação dos biomarcadores. 6- Aplicações da Avaliação do Risco à Gestão do Risco.
Comunicação dos Riscos e Comunicação dos Benefícios: efeitos na Saúde das populações.
Avaliação de risco por exposição alimentar a agentes Microbiológicos; Carcinogénicos; Imunotóxicos; Neurotóxicos; Ficotoxinas; Alimentos Geneticamente Modificados; Radioatividade nos Alimentos.