A apresentação do trabalho final deve respeitar as seguintes normas de acordo com o artigo 40.º do Regulamento Geral do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre da FFUL:
A capa deve incluir o nome e logotipo da ULisboa e da FFUL, o título do trabalho, o nome completo do estudante, o nome completo dos orientadores, a designação da especialidade do mestrado e, se aplicável, da respetiva área de especialização, a modalidade de trabalho em que se apresenta (dissertação, relatório de estágio ou trabalho projeto) e o ano de conclusão do trabalho.
A página de rosto, primeira página, deve ser cópia da capa.
A capa do Mestrado em Engenharia Farmacêutica deve incluir o nome e logotipo da ULisboa, da FFUL e do IST, o título do trabalho, o nome completo do estudante, o nome completo dos orientadores, a designação da especialidade do mestrado e, se aplicável, da respetiva área de especialização, a modalidade de trabalho em que se apresenta (dissertação, relatório de estágio ou trabalho projeto) e o ano de conclusão do trabalho.
A página de rosto, primeira página, deve ser cópia da capa.
O trabalho deve incluir resumos em português e inglês, com um máximo de 300 palavras cada, até 5 palavras-chave em português e inglês e índices.
Quando o Conselho Científico autorizar a apresentação do trabalho final escrito em inglês, este deve ser acompanhado de um resumo em português com uma extensão compreendida entre 1200 palavras e 1500 palavras.
O trabalho final deverá ter uma extensão máxima de 40 000 palavras (cerca de 100 páginas) e respeitar o seguinte esquema:
O trabalho deverá respeitar as seguintes regras de formatação:
- Tipo de letra: Times New Roman 12 ou Arial 11;
- Margens: mínimo de 2.5 cm nos quatro lados.
Todas as questões sobre a formatação que não estejam previstas no Regulamento devem ser discutidas com o(s) orientador(es).
Documentos a entregar no Pedido de Admissão a Provas
Documentação:
- Requerimento ao Conselho Científico e Parecer Coordenador do Mestrado (PDF);
- Parecer do(s) Orientador(es), devidamente fundamentado(s);
- O trabalho final na sua versão provisória em formato PDF;
- Curriculum Vitae (PDF);
A Proposta de Júri é preenchida pelo(s) Orientador(es) e remetida por estes, por email, para mestrados@ff.ulisboa.pt
A proposta de júri é um documento que integra o pedido de admissão a provas, pelo que deve ser remetida em simultâneo ou logo após o pedido ser efetuado. Sem este documento o pedido não poderá ser considerado pelo Conselho Científico.
Documentos a entregar no Pedido de Admissão a Provas em caso de Confidencialidade e propriedade intelectual
Nas situações em que se torne necessário garantir a confidencialidade dos documentos produzidos, o estudante, aquando do pedido de admissão a provas, deverá solicitar, no requerimento dirigido ao Conselho Científico, a entrega de trabalho final em formato confidencial, bem como a confidencialidade das provas.
- Requerimento ao Conselho Científico (PDF) e Parecer Coordenador do Mestrado (PDF);
- Parecer do(s) orientador(es), devidamente fundamentado, justificando a confidencialidade do trabalho final (PDF);
- O trabalho final na sua versão provisória em formato PDF contendo a menção “confidencial” na capa;
- Curriculum Vitae (PDF);
A Proposta de Júri é preenchida pelo(s) Orientador(es) e remetida por email para mestrados@ff.ulisboa.pt
A proposta de júri é um documento que integra o pedido de admissão a provas, pelo que deve ser remetida em simultâneo ou logo após o pedido ser efetuado. Sem este documento o pedido não poderá ser considerado pelo Conselho Científico.
A defesa do trabalho final é sempre efetuada em ato público. Todos os membros presentes nas provas de defesa do trabalho final deverão assinar
a declaração de confidencialidade, distribuída pelo Presidente do Júri, comprometendo -se à não divulgação de informação discutida na prova, que se realiza sempre em ato público.
Prazos máximos para a marcação do Ato Público de Defesa
A discussão do trabalho final é realizada em prova pública, o edital das provas inclui a identificação do respetivo júri e deverá ser afixado em local público da FFUL e divulgado no portal da FFUL.
O ato público de defesa do trabalho final deverá ser agendado até ao máximo de 30 dias úteis após o despacho da sua aceitação pelo Conselho Científico, salvo situações excecionais, devidamente justificadas e acordadas por todas as partes.
O estudante será notificado da marcação da prova até 5 dias úteis antes da sua realização
Regras sobre o Ato Público de Defesa
A discussão do trabalho final não poderá exceder 90 minutos e nela podem intervir todos os membros do júri, devendo o estudante dispor de tempo idêntico ao utilizado pelos membros do júri.
Antes do início da discussão pública do trabalho final, deve ser facultado ao candidato um período até 20 minutos para apresentação liminar do seu trabalho.
As intervenções do(s) arguente(s) e dos restantes membros do júri durante a discussão pública do trabalho final não podem exceder globalmente 70 minutos.
O candidato dispõe para as suas respostas de um tempo idêntico ao que tiver sido utilizado pelos membros do júri.
Para mais informações, consulte: Artigo 46.º do Regulamento Geral do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre da FFUL.
Documentos a entregar após a prova pública
Após a aprovação no ato público de defesa, e caso o júri não proponha alterações ao conteúdo do trabalho final, o estudante dispõe de 30 dias úteis, improrrogáveis, contados a partir da data da prova, para submeter na Plataforma FenixEdu, os seguintes documentos:
Documentação a entregar em caso de versão confidencial:
Caso o júri recomende a reformulação do trabalho final, o mestrando dispõe de um prazo de 30 dias úteis, improrrogável, contados a partir da comunicação do orientador, para proceder à sua reformulação.
Caberá ao orientador reunir o conjunto das retificações ao trabalho final e, nos próximos 5 dias úteis após a defesa, comunicá-las ao estudante, com o conhecimento dos Serviços Académicos. As retificações devem ser previamente validadas pelos orientadores.
No ato de entrega da versão reformulada, o aluno deverá entregar a Declaração do Orientador/Coorientador, confirmando as correções solicitadas pelo júri.
Se, esgotado o prazo referido no número anterior, e o estudante não tiver procedido à entrega do trabalho final, ficará sujeito ao pagamento de atos fora do prazo, previsto na tabela de emolumentos da FFUL e não será passada qualquer certificação referente a este ato académico.
Emolumento
O Pedido de admissão a provas académicas está sujeito ao pagamento do montante previsto na tabela de emolumentos da FFUL: 180,00 €