Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Seminário I – da Descoberta ao Uso do Medicamento

ECTS

2

Objetivos

A unidade curricular de Seminário I – da Descoberta ao Uso do Medicamento tem como objetivo proporcionar a formação necessária à compreensão do impacto da ciência e tecnologia na saúde, em geral e na descoberta, desenvolvimento e uso do medicamento e de produtos de saúde, em particular. Combina seminários e coaching com especialistas em temáticas específicas e em competências transversais, dotando os estudantes de ferramentas necessárias para potenciar o seu interesse pela ciência e tecnologia na área do medicamento e da saúde. Objetivos gerais de aprendizagem: 1) compreender a base científica e interdisciplinaridade da descoberta, desenvolvimento e uso do medicamento; 2) analisar, interpretar e avaliar novas ideias; 3) organizar, sistematizar e disseminar conhecimento; e 4) promover o progresso tecnológico, social e cultural na sociedade do conhecimento. No âmbito da aquisição de competências transversais, sociais e pessoais, o estudante deverá desenvolver a sua perceção de interdependência e autonomia, cultivando um espírito de equipa, aberto, empreendedor e comunicativo, norteado por valores, integridade, ética e cidadania.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos e as competências englobam diferentes vertentes dos seguintes temas: Bases científicas e interdisciplinaridade da descoberta, desenvolvimento e uso do medicamento; Ciência translacional na descoberta de medicamentos; Terapias avançadas e medicina regenerativa; Descoberta e design de fármacos; Desenvolvimento tecnológico em produtos farmacêuticos; Saúde baseada na evidência. Serão ainda abordados temas transversais como: Educação em saúde e tecnologia; Formação, investigação e inovação; Valorização do conhecimento; Comunicação positiva; Comunicação em saúde; Valores individuais, sociais e culturais; Dinâmicas em equipa e trabalho individual.

Metodologia Ensino/Avaliação

O ensino exclusivamente prático visa estimular e desenvolver as capacidades de reflexão e o espírito crítico dos estudantes através de seminários interativos, com atividades e discussão. Recorre-se, sempre que possível, à estratégia pedagógica de desenho invertido (flipped classroom), com o objetivo de usar o melhor dos recursos presenciais e virtuais como facilitador da aprendizagem dos estudantes. Serão utilizadas ferramentas como Moodle, Google Drive, Dropbox, recursos do Zoom. O tempo em sala de aula é, então, otimizado e dedicado a discussão, questões, pontos-chave e dinâmicas individuais e em grupo, sendo o professor o facilitador de atividades e projetos de aplicação dos conhecimentos adquiridos. Procurar-se-á integrar conteúdos e competências, mobilizando os estudantes para as aprendizagens e para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, incentivando a análise global e a solução de problemas. Serão propostos anualmente seminários e especialistas, pondo em prática a metodologia de desenvolvimento para a vida pessoal e profissional, com recurso a técnicas, ferramentas e conhecimentos diversos.

A avaliação contínua considera a assiduidade, atitude, participação, interesse e projeto final, com peso de 70% da nota. O projeto final, em equipa, explorará conteúdos/aprendizagens através de vídeos, podcasts, infographics, blogs, comics, posters, jogos, ilustrações, folhetos, outros. A avaliação escrita terá a forma de um ensaio e contribuirá para 30% da nota final.

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