O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) da FFULisboa dá cumprimento à Diretiva Europeia 2013/55/CE (Farmacêutico como um Agente de Saúde), habilitando o Mestre para o desempenho de todas as atividades constantes do Ato Farmacêutico, relacionadas com:

1. Medicamentos de uso humano, veterinário e dispositivos médicos, incluindo, conceção, desenvolvimento, fabrico, controlo da qualidade, registo, seleção, aquisição, armazenamento, dispensa, informação, utilização, acompanhamento e vigilância e prestação de cuidados farmacêuticos;
  2. Colheita de produtos biológicos, execução e interpretação de análises clínicas;
  3. Análises do foro toxicológico, hidrológico e bromatológico;
  4. Educação dirigida à comunidade no âmbito da Promoção da Saúde.

O MICF incentiva:

• O trabalho individual do estudante;
  • A sua ligação a atividades científicas e profissionais na área do Medicamento e da Saúde;
  • A sua ligação ao meio empresarial;
  • A sua internacionalização.

Plano Curricular (2010)

ECTS: 300

Duração: 5 anos (10 semestres)

Nove semestres de formação multidisciplinar + um semestre de estágio profissionalizante com realização e discussão pública de uma monografia.

Após seis semestres e aprovação de 180 ECTS é conferido o grau de Licenciado em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas.

Plano de estudos a vigorar em 2019/2020 para alunos colocados nos 3º, 4º e 5º anos curriculares.

Regime: Diurno

Plano curricular (2019)

ECTS: 300
Duração: 10 semestres (5 anos)

Plano de estudos a vigorar em 2019/2020 para alunos colocados nos 1º e 2º anos curriculares.

Regime: Diurno

Estágio curricular

Saídas Profissionais

• Farmácia Comunitária
  • Farmácia Hospitalar (Unidades hospitalares, farmácias militares e prisionais)
  • Indústria Farmacêutica, Cosmética, Alimentar e Química
  • Distribuição Farmacêutica
  • Assuntos Regulamentares
  • Marketing Farmacêutico
  • Análises Clínicas
  • Análises Toxicológicas, Hidrológicas e Bromatológicas
  • Ensino
  • Investigação

Estágio curricular

O Estágio Curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas incluído no atual plano de estudos, está regulamentado pela Diretiva 2013/55/UE do Parlamento Europeu e do Conselho de 20 de novembro de 2013 e pelo Regulamento 579/2018 de 29 de agosto de 2018.

Ao nível da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, o Estágio rege-se pelo Regulamento dos Estágios do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, que define um conjunto de normas orientadoras, que enquadram a sua realização.

O Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, como atividade de introdução ao exercício profissional, tem como objetivos:

1. Promover a integração do conhecimento adquirido na Universidade no contexto profissional.
  2. Promover a integração no meio profissional e a vivência de atividades farmacêuticas em meio hospitalar e comunitário.
  3. Promover o contacto direto com os doentes e com outros Profissionais de Saúde.

A organização do estágio é da responsabilidade da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, através do Núcleo de Estágios e da Comissão Consultiva dos Estágios.

2.ª a 6.ª feira das 09h30 às 12h30

E-mail: nucleodeestagios@ff.ulisboa.pt

As Monografias/Trabalhos de Campo são divulgadas aos estudantes inscritos no 1.º semestre do 4.º ano do MICF. A  escolha será efetuada no final do 2.º semestre do 4.º ano, na data aprovada pelo Conselho Pedagógico sobre proposta da CEst.

Este ano devido à pandemia e consequente reorganização dos estágios, a escolha vai realizar-se na segunda semana de setembro.

A escolha ordenada dos temas da Monografia/Trabalho de Campo pelos estudantes do 4.º ano do MICF é feita atendendo ao:
a) Número de unidades curriculares aprovadas até ao final do 4.º ano, 1.º semestre MICF;
b) Média ponderada, arredondada às milésimas, dessas unidades curriculares;
c) Em caso de empate, considera -se a melhor classificação da UC limitativa de estágio do 4.º ano, 1.º semestre.

Lista Provisória  - Seriação dos alunos ano letivo 2020/2021

Propinas

Estudante em regime geral a tempo integral

Estudantes Nacionais