Diário de bordo – Verão na ULisboa 2023 “À Descoberta das Ciências Farmacêuticas”

O programa Verão na ULisboa 2023 começou, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), com uma breve sessão de boas-vindas por Maria João Silva (Docente e coordenadora do programa na FFUL), que apresentou também a diversidade de saídas profissionais. Seguiu-se a divulgação da Universidade de Lisboa, por Rafael Matias (Monitor central), tendo, de seguida, e na qualidade de Presidente, apresentado as várias vertentes de ação da AEFFUL.

Durante a tarde o grupo foi dividido em duas turmas, tendo-se dedicado a “Descobrir as Células” humanas e vegetais sob a orientação de Ana Rita Conde e Generosa Teixeira.

Fotografias

Na manhã do segundo dia do Verão na ULisboa 2023, os participantes foram novamente divididos em 2 turmas. Orientados por Isabel B. Moreira da Silva e com a colaboração de Elisa Micaelo, continuaram a atividade “Vamos Descobrir as Células”, hoje dedicada às células do sangue periférico humano.

Nessa manhã começou, também, outro domínio das Ciências Farmacêuticas, a “Análise de medicamentos”, através da determinação do teor de ácido acetilsalicílico num comprimido de Aspirina por titulação volumétrica ácido-base com utilização de um indicador, sob a orientação de Luísa Mateus e com a colaboração de Paula Marques.

Durante a tarde os alunos participaram, ainda, numa atividade dinamizada pela Associação dos Estudantes (AEFFUL), ficando a conhecer a sua estrutura e as atividades que esta habitualmente organiza.

Fotografias

No 3.º dia do Verão na ULisboa 2023 o grupo voltou a ser dividido em duas turmas, tendo, de manhã, continuado com atividades relativas a “Vamos preparar medicamentos e cosméticos” e “Vamos analisar medicamentos”. Assim, sob orientação de Catarina Reis, prepararam o xarope de Trimetroprim e sob orientação de Fátima Cabral, Lídia Pinheiro e António Alfaia, e colaboração de Bruno Gonçalves, dosearam o carbonato de lítio num comprimido.

De tarde, divididos novamente em dois grupos, executaram “Ensaios de solubilidade e preparação de complexos com betaciclodextrina”, no âmbito da atividade, ”Vamos preparar medicamentos e cosméticos”, sob orientação de Helena Marques e colaboração de Adriana Graça, e ficaram a conhecer os equipamentos, o seu modo de utilização e diretrizes relacionados com o tema “Segurança no laboratório de virologia”,  sob orientação de Quirina Costa.

Fotografias

Na manhã do 4º dia os participantes extraíram compostos da família cianidina através de fervura da couve roxa, inserida na atividade  “Vamos descobrir corantes naturais”  sob orientação de Filipa Siopa, com colaboração de Rafael Gomes, João Vale e Miguel Bárbara.

A outra atividade que decorreu durante a manhã, incluiu a preparação e observação de cortes histológicos de diferentes órgãos, no âmbito da atividade “Vamos descobrir as células”  sob orientação de Adelaide Fernandes e Rui Silva.

Após o intervalo para almoço, descontraíram através de atividades lúdicas com os três Monitores (Rafael Matias, Catarina Alexandre e Ana Figueiredo), sendo que mais tarde  todos se deslocaram   para o Estádio Universitário  onde participaram em várias atividades desportivas e, posteriormente,  para a Cantina 1 da ULisboa onde jantaram; foi uma tarde repleta de diferentes atividades em que tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com os participantes do Verão na ULisboa 2023 de todas as outras Escolas da Universidade.

Fotografias

O dia começou com aprendizagens no âmbito da Química Orgânica (“Vamos sintetizar fármacos”) e da Tecnologia Farmacêutica (“Vamos preparar medicamentos e cosméticos”). Sob orientação de Ana Paula Francisco e colaboração de Ana Margarida Madureira e Rita Capela sintetizaram paracetamol e purificaram-no por recristalização. Sob orientação de Helena Margarida Ribeiro  prepararam um gel de cafeína para aplicação tópica e produtos cosméticos, nomeadamente séruns de hidratação e aftershave.

Durante a tarde decorreu a sessão de encerramento, tendo os alunos recebido o seu certificado de participação na presença de pais e familiares, dos monitores, de alguns docentes e seus colaboradores e da coordenadora do Programa na FFUL.

A alegria, companheirismo e tantas outras emoções demonstradas, foram reveladoras do bem que se sentiram e do importante que foi esta semana de “experiências” na FFUL.
Um grande Bem-haja por todas as vivências partilhadas e…

Até para o Ano!