Introdução e Objetivos

Devido ao sucesso da quimioterapia da infeção por HIV, os indivíduos infetados sobrevivem mais tempo estando por isso sujeitos a desenvolverem comorbilidades e coinfecções que no passado não chegavam a desenvolver.

Tratando-se duma área em constante evolução, a atualização de conhecimentos sobre comorbilidades e coinfecções impões como uma propriedade para todos os profissionais que estão ligados ao acompanhamento dos indivíduos infetados por HIV.

A Unidade Interação Hospedeiro-Patogeno do Instituto de Investigação do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (iMed.ULisboa) tem ao longo dos últimos anos desenvolvido competências no estudo in vitro de comorbilidades e de coinfecções no contexto do indivíduo infetado por HIV, nomeadamente nos processos neurodegenerativos associados à infeção por HIV e na coinfecção HIV/Mycobacterium tuberculosis. Essas competências são agora aplicadas neste Curso Pós-Graduado de Atualização em Virologia.

Este curso tem por objetivos específicos:

• rever os aspetos principais relacionados com o ciclo replicativo e a patogénese da infeção por HIV, nomeadamente a inflamação e imunoativação crónicas bem como a latência e como a reverter;
  • abordar aspetos epidemiológicos e demográficos da infeção;
  • analisar algumas coinfecções e de que formas os patogenos envolvidos influenciam e são influenciados pela infeção por HIV;
  • abordar algumas das comorbilidades observadas nos indivíduos cronicamente infetados.

José Miguel Azevedo Pereira, FFULisboa

Prelectores:

Ana Cláudia Miranda, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, EPE; Hospital de Egas Moniz

Dora Brites, iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Elsa Anes, iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

João Gonçalves, iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Kamal Mansinho, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, EPE; Hospital de Egas Moniz e Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa

Paulo Paixão, Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

Quirina Santos Costa, iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Destinatários

Profissionais das áreas das ciências farmacêuticas, medicina, enfermagem e outras áreas profissionais relacionadas. Alunos de mestrado e doutoramento das mesmas áreas.

Habilitações de acesso: Licenciatura ou Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, Medicina, Enfermagem e áreas curriculares afins.

Data e local da realização:

7 de fevereiro de de 2020, Anfiteatro A da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Horário do curso:

9:30 – 18:00 (total de horas de formação: 7 horas)

> Programa do Curso Pós-Graduado de Atualização em Virologia: Coinfeções e Comorbilidades Associadas à Infeção por HIV

Propinas

O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária para o IBAN:PT50 0035 0824 0001 1648 2303 3 e o respetivo comprovativo de pagamento enviado para o email posgraduados@ff.ulisboa.pt

A inscrição só é válida após a receção do comprovativo de pagamento pelos Serviços Académicos.

• Inscrição de profissionais: 50€
  • Inscrição de alunos de Mestrado ou Doutoramento: 20€*

*mediante apresentação de declaração de matrícula/inscrição após a inscrição.

Nota: A FARM-ID, Associação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa é a entidade gestora desta ação educativa. A despesa respetiva pode ser enquadrada como despesa geral em sede de IRS

Candidatura

As inscrições para o II Curso Pós-Graduado de Atualização em Virologia: Coinfeções e Comorbilidades Associadas à Infeção por HIV são realizadas via Formulário Online até ao dia 31 de janeiro de 2020.

Nº de vagas: nº mínimo: 15 e nº máximo: 50

Serviços Académicos: posgraduados@ff.ulisboa.pt