O projeto intitulado “Formulações Orais Pediátricas: Novos Rumos” da responsabilidade da aluna de Doutoramento em Farmácia, Filipa Cosme Silva, venceu o prémio Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares – IPSEN (Innovation for patient care) 2022/2023.

Este prémio tem o objetivo de dinamizar a evolução científica na área da Farmácia Hospitalar.

O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de formulações, adequadas às populações neonatal e pediátrica, produzidos através de uma tecnologia de impressão 3D. Para tal, foram criteriosamente selecionados excipientes seguros e adaptados às necessidades de uma população tão sensível.

Após o desenvolvimento das formulações pretendidas e respetiva caracterização farmacotécnica, pretender-se-á implementar esta nova tecnologia em Serviços Farmacêuticos Hospitalares. O intuito será o de produzir medicamentos manipulados, verdadeiramente personalizados, seguros e adequados à população pediátrica.

Este trabalho contou ainda com a orientação da Professora Doutora Joana Marto, do Professor Doutor António Almeida, ambos docentes da FFUL e do Professor Doutor André Graça e ainda com a colaboração do Professor Doutor Rui Marques.

Foi entregue no dia 25 de Novembro do presente ano, durante o XVI Congresso Nacional da APFH.