No passado dia 21 de setembro foi apresentado, na Agência Europeia do Medicamento (EMA), Países Baixos, um trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Regulamentação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde, por Carla Torre, durante o Workshop Patient experience data in medicines development and regulatory decision-making.

Este trabalho, que está publicado na revista científica Frontiers in Medicine, foca-se na análise da implementação dos resultados reportados pelos doentes (patient reported outcomes – PRO) nos medicamentos aprovados na área da oncologia. Presente esteve também Bruno Sepodes, enquanto moderador desta sessão dedicada à discussão de metodologias de elicitação de preferências dos doentes na avaliação da relação benefício-risco dos medicamentos.

A workshop insere-se na estratégia da EMA para 2025 tendo juntado diversos representantes de associações de pessoas que vivem com doença, agências reguladoras, academia e indústria. O objetivo foi o de discutir metodologias de recolha e análise de dados reportados pelos doentes enquanto contributo para a tomada de decisão ao nível regulamentar. As apresentações e conteúdos debatidos podem ser consultados na página do evento.