O estudo “Metabolic Control of Neural Repair by Diet and Gut Microbiome during Ageing” proposto por Susana Solá, Professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) e Investigadora do Grupo Função Celular e Alvos Terapêuticos do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da FFULisboa, foi distinguido, a 23 de maio de 2018, com uma Menção Honrosa do 10.º Prémio Crioestaminal.

O estudo vai procurar esclarecer os efeitos de uma dieta com alto teor de gordura, e do tipo de flora intestinal a ela associado, na regeneração neuronal, avaliando a influência do metabolismo e de alterações bioenergéticas, neste eixo. A investigação explora também a eficácia de potenciais agentes farmacológicos estabilizadores da atividade e função metabólica, na recuperação dos défices de regeneração neural, associados ao desequilíbrio da flora intestinal induzida pela dieta.

Segundo Susana Solá, os resultados obtidos neste projeto poderão ter um grande impacto na melhoria da cognição, saúde e qualidade de vida da população idosa com maus hábitos alimentares.

A distinção atribuída pela Crioestaminal, em parceria com a Associação Viver a Ciência, visa distinguir projetos pioneiros de investigação básica na área das Ciências Biomédicas realizados, em Portugal, por investigadores no início de carreira. A 10.ª edição deste Prémio recebeu 72 candidaturas de 25 instituições de 7 cidades portuguesas. A Menção Honrosa atribuída a Susana Solá tem o valor de 1.000 euros.