As questões ambientais são uma preocupação a ter presente em todas as áreas da sociedade. A pensar nisso  Maria do Rosário Bronze e  Matilde Castro, criaram o curso de Pós-Graduação em Risco Ambiental e Saúde na Transição Ecológica e Digital, que relaciona o risco ambiental, a toxicologia e a saúde. Para melhor se perceber a mais valia  de adquirir  competências nestas áreas para o mercado de trabalho, colocámos algumas questões às docentes.

Questão – A nível do mercado de trabalho, qual a importância do conhecimento e da formação em risco ambiental e saúde?
Resposta – Esta formação foi concebida e está desenhada para preencher uma lacuna existente a nível nacional na conversão e atualização de competências de adultos ativos na área da Toxicologia e saúde ambiental. O comportamento e a biodisponibilidade dos contaminantes nas diferentes matrizes ambientais é um fenómeno complexo com impacto nas várias espécies da cadeia trófica. Exemplo disso, é de primordial importância o estudo da exposição aos denominados desreguladores endócrinos e a antibióticos devido ao seu efeito nefasto no desenvolvimento, crescimento, reprodução e comportamento dos seres vivos, mas também na perda de biodiversidade e no aumento da resistência bacteriana, a qual a médio ou longo prazo pode comprometer a eficácia terapêutica no humano.

Questão – Há procura no mercado de trabalho por profissionais com este tipo de valências?
Resposta – Há necessidade de formar profissionais com estas competências para que possam dar resposta às solicitações impostas na Sociedade na área do risco ambiental. Para tal, profissionais com diferentes formações que necessitem adquirir conhecimentos adicionais e competências técnicas/práticas atualizadas nos diversos temas relacionados com o risco ambiental terão, de certo, muito interesse em serem formandos deste Curso. São exemplo disso, profissionais de Empresas Públicas ou Privadas na área ambiental, Autarquias, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), Delegações Regionais de Saúde, Indústria farmacêutica, Indústria alimentar, Indústria química, Indústria têxtil e do calçado, Formadores de vários graus de ensino.

Questão -Em que áreas, em Portugal, está a ser necessário ter competências em regulamentação ambiental?  De que forma as questões de risco ambiental, saúde e prevenção estão ligadas à área da farmacêutica?
Resposta – Os desafios atuais nas várias vertentes da Toxicologia vão além do conhecimento e avaliação do risco e impacto de compostos orgânicos e inorgânicos, estendendo-se à área do medicamento e das drogas de abuso, que têm recentemente sido identificadas como fonteids de poluição importantes, face ao aumento do consumo de medicação, ao aparecimento de novas moléculas e ao desconhecimento do seu comportamento no ambiente.
Várias áreas têm legislação específica, muitas relacionadas com a atividade farmacêutica. Será importante conhecer a estrutura científica/regulamentar relativa à avaliação do risco ambiental de medicamentos de uso humano, de medicamentos de uso veterinário, de cosméticos, de biocidas/nano-biocidas, de pesticidas, de substâncias prioritárias e candidatas a prioritárias, de poluentes específicos e substâncias da lista de vigilância, conducentes à determinação dos padrões de qualidade ambiental.

Questão – Qual a dimensão da importância da prevenção do risco para a saúde e ambiente?
Resposta – Será da maior importância conhecer os conceitos e sua aplicação da Avaliação do risco de exposição a contaminantes ambientais, tendo em linha de conta a identificação e caracterização do(s) perigo(s), a avaliação da exposição e a caraterização do(s) risco(s), bem como as temáticas da sua gestão, comunicação e implementação de medidas para a sua mitigação. O estudo de biomarcadores para avaliar a exposição, os efeitos e a suscetibilidade individual a xenobióticos ambientais são de enorme importância para avaliar a exposição a um tóxico e predizer qual a resposta provável que poderá vir a ocorrer.

Este curso está organizado em 8 módulos independentes entre si. O primeiro já tem inscrições abertas até 16 de dezembro 2022.

Mais informações.

Este curso está integrado da Escola de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa.