Foi ontem, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, que decorreu a Sessão de Apresentação das Agendas Mobilizadoras da Saúde, sendo uma delas o Projeto Bio-Hub, do qual a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa é parte integrante. Presentes estiveram António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar, Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado do Planeamento e Fernando Alfaiate, Presidente da Recuperar Portugal.

O Projeto Bio-Hub resulta de um consórcio do qual fazem parte, além da FFUL, a LX Bio, a TechnoPhage e a Vector B2B, cujo objetivo é tornar Portugal o centro para o desenvolvimento, produção e distribuição de novos medicamentos biológicos, criando novos empregos qualificados nesta área.  O site oficial deste consórcio foi lançado em abril deste ano, e lá é possível consultar todos os avanços do projeto.

«O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai permitir um incremento no sector da saúde através do investimento em quatro agendas mobilizadoras da saúde, que irão captar investimentos de cerca de 180 milhões de euros do setor privado para transformar a área da saúde. A estes valores acrescem 300 milhões de euros de investimento público por via do Ministério da Saúde.» Este investimento visa fomentar um novo paradigma de gestão da saúde com base no digital, tornando Portugal num destino estratégico para a realização de ensaios clínicos.

Veja abaixo o vídeo de apresentação do Projeto Bio-Hub.