Foi assinado, esta terça-feira, um acordo de parceria no âmbito do Programa Recuperar Portugal entre a TechnoPhage, a Faculdade de Farmácia Universidade de Lisboa, a LX Bio e a Vector B2B, com o objetivo de criar uma mobilização para a inovação empresarial na área das ciências farmacêuticas e do medicamento.

Este consórcio pretende desenvolver medicina biológica, conduzir ensaios clínicos em fases já avançadas que culminarão no registo dos fármacos estudados e na sua publicitação e distribuição a nível global. Esta estratégia irá aumentar o volume de exportações de produtos de valor acrescentado, bem como também a oferta de emprego qualificado. O ponto de partida passará pela criação de plantas de produção, em grande escala, de medicamentos biológicos com certificação GMP (garantia de controlo da qualidade da produção). Isto irá reforçar a inovação nestas áreas no nosso país, ao mesmo tempo que vai ao encontro das necessidades das start-ups nacionais.  Miguel Garcia, CEO da TechoPhage, afirma que este consórcio mudará bastante as entidades envolvidas “constituindo um marco importantíssimo para toda a equipe” envolvida.

Este projeto terá a duração de 36 meses e tem como meta a produção de novo conhecimento nas áreas da medicina biológica, um mercado que se prevê que irá crescer bastante durante a próxima década.