José Augusto Guimarães Morais, Professor Emérito da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) foi eleito, a 30 de julho de 2020, Fellow da American Association of Pharmaceutical Scientists (AAPS), em reconhecimento do seu contributo para as Ciências Farmacêuticas.

A cerimónia de entrega formal desta distinção ocorreu a 2 de novembro de 2020 durante o PharmSci 360 2020. A integração do Professor Emérito da FFUL na AAPS reconhece não só a excelência profissional, mas também o impacto que o trabalho científico desenvolvido por José A. Guimarães Morais, como líder na sua área, teve na saúde global e para a missão da AAPS.

José Augusto Guimarães Morais é uma das mais distintas e distinguidas personalidades das Ciências Farmacêuticas em Portugal. Além de membro de vários fóruns internacionais e Presidente da Comissão Técnica dos Medicamentos (CTM) e depois da Comissão da Avaliação do Medicamento (CAM) do INFARMED, foi igualmente membro do CPMP da EMEA (hoje EMA) onde se destacou pelo contributo e liderança para a regulação dos estudos de BD/BE. Foi ainda Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas (SPCF), Secretário-Geral da Associação Europeia de Faculdades de Farmácia (EAFP) e Presidente da COIFFA (Conferência Iberoamericana de Faculdades de Farmácia) entre outros cargos dirigentes e tarefas com extenso reconhecimento internacional. É actualmente membro do Senado da European Federation of Pharmaceutical Sciences (EUFEPS) de cujo Comité Executivo que já foi membro. Foi distinguido em 2013 com o Distinguished Alumni Lifetime Achievement Award pela University of Michigan (USA).

O Professor José Augusto Guimarães Morais é Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública (14/4/2015). Foi ainda Pró-Reitor da Universidade de Lisboa (com o Reitor Barata Moura) e Presidente do Conselho Directivo e depois Director da FFUL até à sua jubilação em 14 de setembro de 2012. É actualmente o Presidente da “AlumniFFUL.”

Vídeo introdutório dos Prémios AAPS 2020

Nota videográfica de José A. Guimarães Morais para a AAPS