Helena FlorindoRita AcúrcioRita Guedes do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, foram nomeadas, recentemente, pela Revista Activa, para o prémio de Mulheres Inspiradoras na categoria Ciência. O trabalho de investigação desta equipa, da qual também faz parte Ronit Satchi Fainaro – Universidade de Tel Avi –, levou à distinção e nomeação destas 3 investigadoras, que desenvolveram uma molécula que modela a evasão dos tumores à resposta imunológica. Este trabalho foi publicado na revista científica Journal for Immuno Therapy of Cancer, em 2022.

Os prémios Activa pretendem reconhecer o mérito de mulheres com atividades de destaque em Portugal ou no estrangeiro, em diferentes categorias – Artes, Ciência, Desporto, Negócios, Solidariedade e Sustentabilidade. O júri que fez a nomeação é constituído por Mafalda Anjos (Publisher da Trust in News e Diretora da revista Visão), Natalina de Almeida (Diretora da revista ACTIVA), Cíntia Sakellarides (Editora-Executiva da revista ACTIVA) e Vânia Delgado (Diretora Comercial e de Marketing da Trust in News).