No próximo dia 17 de novembro é apresentado o “Index Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar”, na 15ª edição do Fórum do Medicamento, que terá lugar na Fundação Oriente, em Lisboa. Os principais objetivos deste estudo passam por determinar o nível de acesso ao medicamento hospitalar e analisar os modelos de gestão, mecanismos de criação de evidência e de medição de resultados que lhe estão associados, e identificar as barreiras e / ou problemas existentes associados à equidade de acesso, gestão e dispensa do medicamento nas instituições hospitalares do SNS.

Este estudo contou com o apoio científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, sob a coordenação da Sofia de Oliveira Martins, docente na FFUL, e apoio da Ordem dos Farmacêuticos e Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares.

O “Index Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar” deste ano contou com a maior maior taxa de participação de instituições do Serviço Nacional de Saúde de Portugal Continental, desde que é realizado, sendo que da totalidade, 75% participaram no estudo. Esta será a terceira edição deste estudo bienal, que teve o seu início em 2019.

O Fórum do Medicamento é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio da AstraZeneca. A edição de 2023 acontecerá em formato híbrido. Para participar presencialmente deverá ser feita a inscrição na página do evento; a participação à distância poderá ser feita através do canal de YouTube da APAH.

Consulte aqui o programa.