Foi oficialmente inaugurado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), em 18 de outubro de 2024, o Laboratório Internacional China-Portugal em Medicamentos e outros Produtos de Saúde à Base de Plantas. Um projeto resultante da parceria entre a FFUL e a Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Jiangxi.
Este laboratório de investigação integra o conhecimento de ambas as instituições na área dos medicamentos e outros produtos de saúde à base de plantas, em especial, da sua qualidade, segurança, eficácia e desenvolvimento farmacêutico, atendendo aos quadros regulamentares europeus e internacionais, e promovendo o estudo científico de plantas medicinais portuguesas e da medicina tradicional chinesa.
As atividades do laboratório também integram a oferta de programas educacionais tais como cursos avançados, desenvolvidos em parceria, permitindo a formação e atualização de estudantes nacionais e internacionais, bem como a participação e realização de simpósios e conferências inerentes aos Medicamentos e outros Produtos de Saúde à Base de Plantas.
A criação do Laboratório China-Portugal em Medicamentos e outros Produtos de Saúde à Base de Plantas entende-se como um avanço na colaboração científica internacional, promovendo o intercâmbio de conhecimento e garantindo que o potencial terapêutico das plantas medicinais que serão objeto de estudo seja confirmado, com o consequente benefício da saúde a nível global, enquanto fortalece os laços académicos.
A sustentabilidade e inovação são áreas prioritárias no desenvolvimento das atividades a realizar pela equipa, o que permitirá a criação de soluções sustentáveis de saúde.
Abaixo algumas imagens:
Fotografias: Unidade de Coordenação das Relações Externas e Comunicação da FFUL