“A  FFUL, através do Departamento de Microbiologia e Imunologia, recorrendo ao conhecimento e experiência acumulada no diagnóstico e investigação em doenças infeciosas por parte dos seus Professores e Investigadores, irá disponibilizar às instituições de saúde, a partir do dia 27 de março de 2020, os seus recursos técnicos e científicos para o diagnóstico do COVID-19 através do rastreio do SARS-Cov-2. Esta competência foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e Direção-Geral da Saúde (DGS).
Para esta ação foram mobilizados membros de vários Departamentos, do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) e funcionários não docentes para apoio técnico e administrativo. A FFUL gostaria de agradecer o apoio da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Associação Nacional das Farmácias (ANF), Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e Associação para o Desenvolvimento do Ensino e Investigação em Microbiologia (ADEIM), sem o qual esta ação não teria sido possível.
Neste momento difícil  e face ao problema que estamos a viver, a FFUL diz  PRESENTE, em prol da Saúde dos cidadãos.

Os testes serão feitos no Departamento de Microbiologia e Imunologia da FFUL, de 2.ª a 6.ª feira, das 8h às 20h. Qualquer dúvida neste âmbito deve ser remetida para Prof. João Gonçalves (joao.goncalves@ff.ul.pt).”