A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) acolheu ontem os novos alunos de doutoramento, numa sessão de boas-vindas que teve lugar no Anfiteatro B. O evento, coordenado pelo Conselho Pedagógico, contou com a presença de diferentes representantes de várias áreas da FFUL, proporcionando uma visão abrangente do percurso do doutoramento e dos apoios oferecidos pela nossa instituição.
A sessão iniciou com a intervenção da Professora Beatriz da Silva Lima, Diretora da FFUL, que apresentou a instituição que começou por questionar os presentes se ponderam fazer carreira fora da área da investigação. Este foi o mote para que a Diretora explicasse que um doutorado em framácia tem inúmeras hipóteses de carreira fora do laboratório. Em seguida, o Professor João Gonçalves, Presidente do iMed.ULisboa, apresentou o instituto e os laboratórios e grupos de trabalho disponíveis, incentivando os estudantes a integrar os diversos projetos de investigação consoante os seus interesses.
A coordenadora do programa de doutoramento, a Professora Alexandra Brito, destacou as etapas fundamentais do doutoramento e destacou a importância da colaboração entre colegas, essencial para o sucesso ao longo dos quatro anos de curso. Frisou também a importância de ler e investigar otimizar o trabalho laboratorial: “Uma hora na biblioteca pode poupar um mês no laboratório”, disse, finalizando.
A Professora Helena Margarida Ribeiro, Presidente do Conselho Pedagógico, apresentou o novo programa de mentoria da FFUL, pensado para apoiar o bem-estar geral dos estudantes. Este programa facilita o acompanhamento contínuo dos doutorandos, oferecendo apoio psicológico e outras formas de auxílio.
A doutoranda Catarina Barros, mentora no ipSC (iMed.ULisboa Postgraduate Students Commission), deu as boas-vindas aos recém-chegados, destacando as atividades e eventos organizados pelo ipSC, que visam promover a integração dos novos doutorandos.
Finalmente, Tiago Baltazar, representante dos Serviços Académicos, orientou os estudantes sobre os aspectos administrativos do doutoramento, sublinhando os direitos e deveres dos alunos.
A sessão refletiu um apoio 360º, cobrindo temas essenciais para garantir uma experiência positiva e bem-sucedida ao longo dos próximos anos.