A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) assinou, a 15 de maio de 2019, um Protocolo de Cooperação com a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA). Este protocolo visa a colaboração, entre as duas entidades, no âmbito da realização de estágios pelos estudantes que frequentam a FFUL, nomeadamente do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

O protocolo foi firmado pela Diretora da FFUL,  Matilde Castro e pelo Presidente da Direção da APIFARMA, João Almeida Lopes durante a realização do “Dia Aberto da FFUL à Indústria Farmacêutica”. Este evento, dedicado à Indústria Farmacêutica, foi organizado por ambas as entidades com o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos Estudantes da FFUL relativamente às diversas áreas que integram o Setor Farmacêutico. O programa da iniciativa contou com a presença do Presidente do Conselho de Escola da FFUL, Rogério Gaspar, Presidente do Conselho Científico da FFUL, António Almeida, Presidente do Conselho Pedagógico, Maria Henriques, Presidente da Associação dos Estudantes da FFUL, Diana Oliveira e vários representantes de importantes indústrias farmacêuticas em Portugal. O testemunho dado por estes profissionais experientes enfatizou o facto de o Farmacêutico desenvolver, na Indústria Farmacêutica, funções de natureza muito diversa que englobam todo o ciclo de vida do medicamento e de outras tecnologias, tendo igualmente um papel relevante em áreas como Investigação e Desenvolvimento, Medicamento Experimental, Ensaios Clínicos, Assuntos Regulamentares, Dispositivos Médicos, Acesso ao Mercado, Farmacovigilância, entre outras.