“A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) e o Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) desenvolveram uma nova resposta para o rastreio clínico de infeções por COVID-19, que permite a realização de testes fora do meio hospitalar.

Com o objetivo de facilitar o acesso dos Profissionais de Farmácia, ao rastreio clínico de infeções por COVID-19, a Associação Nacional das Farmácias (ANF) estabeleceu um protocolo com a FFUL que prevê um agendamento ágil para a realização dos testes.

A realização dos testes será efetuada em duas modalidades: sem receita médica ou com prescrição médica (não SNS) – com um custo de 75€; mediante apresentação de prescrição médica (SNS) – sem custo, com comparticipação a 100%.

Os Profissionais de Farmácia podem recorrer a vários centros de rastreio contratualizados pela FFUL/iMed.ULisboa.

Para agendamento do teste os Profissionais de Farmácia devem enviar um email para testescovid19@ff.ulisboa.pt indicando a identificação da respetiva Farmácia (código ANF) e informar-se junto da ANF quais os centros de rastreio disponíveis para realizar os testes.”