Ana Rita Garcia – estudante de Doutoramento em Farmácia – e Rafaela Silvestre – estudante do Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas –, foram distinguidas no âmbito da competição internacional “Ibidi Happy Cell Competition and Giveaway”, promovida pela empresa internacional Ibidi – Cells in focus, pelo vídeo ilustrativo que fizeram de utilização de dispositivos por esta fornecidos, na análise de culturas celulares por microscopia em tempo real.

O trabalho está inserido no projeto intitulado “Unravelling and modulating the interplay between breast cancer cells and blood-brain barrier endothelial cells: a new hope to prevent brain metastasis formation” e permitiu caracterizar a interação de células de cancro da mama com as células endoteliais da barreira hematoencefálica com uma elevada resolução e reprodutibilidade, o que permitirá desenvolver um conjunto de experiências que visam a prevenção da formação de metástases encefálicas de cancro da mama.

A Ana Rita Garcia e a Rafaela Silvestre fazem parte do Laboratório Neurovascular do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa), supervisionado por Maria Alexandra Brito, Professora Associada com Agregação na Faculdade de Farmácia da Universidade de LIsboa, onde o trabalho que deu origem ao vídeo vencedor do prémio tem vindo a ser desenvolvido.