Artigo publicado por docentes e investigadores da FFUL foi chamada de capa para edição de setembro da revista ChemMedChem, pertencente ao grupo Chemistry Europe. O artigo reporta o desenvolvimento de uma biblioteca de compostos antimaláricos, com base na otimização da relação estrutura-atividade, e explorando uma reação multicomponente para a síntese de novos compostos indólicos. O composto-líder resultante deste estudo revelou atividade promissora na fase sanguínea do ciclo de vida do parasita, em comparação com outros compostos estruturalmente semelhantes, o que poderá inspirar novos desenvolvimentos deste projeto exploratório. Nesta publicação estão envolvidos cinco autores da FFUL, em colaboração com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Instituto de Medicina Molecular e a Universidade de Aveiro. Este estudo foi liderado por Rui Moreira. Da equipa de trabalho fizeram parte Gustavo da Silva, André F. S. Luz, Denise Duarte, Diana Fontinha, Vera L. M. Silva, Filipe A. Almeida Paz, Ana M. Madureira, Sandra Simões, Miguel Prudêncio, Fátima Nogueira e Artur M. S. Silva.