Realizou-se, em Guimarães, entre 18 e 22 de Julho de 2022 o 6º Congresso Internacional Viruses of Microbes (VoM2022), uma organização conjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, representada por Madalena Pimentel, e do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, por Joana Azevedo.

A representar a FFUL estiveram ainda Carlos São-José como coorganizador, os estudantes de doutoramento, Francisco Olivença e Ana Gouveia, e de mestrado Raquel Gonçalo, como colaboradores. Em destaque estiveram os resultados dos últimos avanços científicos no conhecimento dos vírus de microrganismos nas áreas da Ecologia e Evolução, Estrutura e Funções, Interação Vírus-hospedeiro e Aplicações Biotecnológicas nas áreas agroalimentar, veterinária e ambiental. Também o tema da Terapia Fágica foi abordado, contando com o testemunho da aplicação de bacteriófagos no tratamento de doentes com infeções bacterianas graves.

A FFUL participou ainda com duas comunicações orais apresentadas por Carlos São-José e Ana Gouveia e três comunicações em painel por Francisco Olivença, Raquel Gonçalo e por Filipa Vale.

A conferência reuniu 700 participantes de 48 países representando todos os continentes.