Elegibilidade
O candidato é elegível se reunir cumulativamente as seguintes condições:
-
- Ser nacional de um dos países participantes do Programa Erasmus+ ou com estatuto de residência permanente, apátrida ou refugiado;
- Ter um vínculo contratual para docência com a FFUL, independentemente da tipologia e da duração;
- O país de acolhimento ser um Estado-Membro da União Europeia ou um outro país participante no Programa Erasmus+, nomeadamente Islândia, Liechtenstein, Macedônia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia;
- Realizar a mobilidade numa instituição de ensino superior titular de uma Carta Universitária Europeia (EUC).1
1 Carta atribuída a Instituição de Ensino Superior pela Comissão Europeia, que permite a sua participação no programa Erasmus.
Condições de admissão
O candidato deve reunir cumulativamente as seguintes condições:
- O programa de ensino deve ser previamente acordado entre todas as partes (instituição de origem, instituição de acolhimento e docente/investigador).
- A mobilidade para missão de ensino deve basear-se em acordos bilaterais estabelecidos entre as instituições de ensino superior.
- As atividades do pessoal implicado numa missão de ensino deverão ser sempre integradas nos currículos da instituição de acolhimento.
Acordos Erasmus+
Acordos vigentes para o ano letivo de 2024/2025 (Instituições de Destino)
País |
Instituição de Ensino Superior |
Código Erasmus |
Vagas |
Alemanha |
Eberhard Karls Universität Tübingen |
D TUBINGE01 |
1 |
Áustria |
Karl-Franzens-Universität Graz |
A GRAZ01 |
1 |
Bélgica |
Université de Liège |
B LIEGE01 |
1 |
Chéquia |
University of Chemistry and Technology, Prague |
CZ PRAHA01 |
1 |
Charles University in Hradec Králové |
CZ PRAHA07 |
1 |
Croácia |
University of Rijeka |
HR RIJEKA01 |
1 |
Eslovénia |
Univerza V Ljubljani – Faculty of Pharmacy |
SI LJUBLJA01 |
1 |
Univerza V Ljubljani – Biotechnical Faculty |
SI LJUBLJA01 |
1 |
Espanha |
Univ.Complutense Madrid |
E MADRID03 |
1 |
Universidad de Alcalá |
E ALCAH01 |
1 |
Universidad de Granada |
E GRANADA01 |
1 |
Universidad de La Laguna |
E TENERIFE01 |
1 |
Universidad de Navarra |
E PAMPLONA01 |
1 |
Universidad Loyola Andalucía (Campus de Sevilla) |
E CORDOBA23 |
1 |
University of Salamanca |
E SALAMAN02 |
1 |
Finlándia |
University of Eastern Finland |
SF KUOPIO01 |
1 |
França |
Univ. Claude Bernard-Lyon I |
FLYON01 |
1 |
Aix-Marseille University |
F MARSEIL 84 |
1 |
Université de Picardie Jules Verne |
F AMIENS01 |
1 |
University of Paris-Saclay |
F PARIS481 |
1 |
Université Grenoble Alpes |
F GRENOBL55 |
2 |
Grécia |
University of Patras |
G PATRA01 |
1 |
Itália |
Università degli Studi di Pisa |
I PISA 01 |
1 |
Università degli Studi di Sassari |
I SASSARI01 |
1 |
Università degli Studi di Bologna |
I BOLOGNA01 |
1 |
Università degli Studi di Palermo |
I PALERMO01 |
1 |
Università degli Studi di Siena |
I SIENA01 |
1 |
Università degli Studi di Salerno |
I SALERNO01 |
1 |
Università degli Studi di Urbino Carlo Bo |
I URBINO01 |
1 |
Università degli Studi G.D’Annunzio Chieti Pescara |
I CHIETI01 |
2 |
Università degli Studi di Torino |
I TORINO01 |
1 |
Lituânia |
Lithuanian University of Health Science |
LT KAUNAS13 |
1 |
Vilnius University |
LT VILNIUS01 |
1 |
Polónia |
Jagiellonian University |
PL KRAKOW01 |
1 |
Nicolaus Copernicus University |
PL TORUN01 |
1 |
Medical University of Lodz |
PL LODZ03 |
1 |
Suécia |
Karolinska Institutet |
S STOCKHO03 |
1 |
Turquia |
Baskent University |
TR ANKARA06 |
1 |
Candidaturas
Ano Letivo 2024/2025
Edital de Candidatura
Prazos: 1 a 20 de fevereiro de 2025
A candidatura é submetida, exclusivamente, através do Portal FénixEdu da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
Depois de aceder ao Portal com as credenciais, na secção “Candidato”, os candidatos devem escolher a candidatura “Erasmus Docentes (Outgoing)”.
Divulgação dos resultados: até 1 de março de 2025
Duração da Mobilidade
Duração mínima de 2 dias, excluindo os dias de viagem, e máxima de 2 meses. A atividade de ensino deve englobar, no mínimo, 8 horas de ensino.
As mobilidades atribuídas no âmbito do presente Edital devem ser realizadas até 31 de julho de 2025.
Bolsas atribuídas para as quais os processos não forem recebidos até ao dia 30 de maio de 2025 serão canceladas.
Critérios de Seleção e de Seriação
A seriação dos candidatos é feita pela ordem crescente de pontos, ou seja, do melhor classificado para o pior classificado:
- Candidatura pela primeira vez: 5 pontos
- Número de mobilidades realizadas nos últimos 3 anos:
-
- 0 – 4 pontos;
- 1 – 3 pontos;
- 2 – 2 pontos;
- 3 – 1 ponto.
Em situação de empate são considerados os seguintes critérios:
- Candidatos com o maior número de anos de experiência na docência – 1 ponto;
- Regime de exclusividade – 1 ponto;
- Acompanhamento tutorial dos projetos dos alunos Erasmus – 1 ponto.
Caso o número de candidatos seja inferior ao número de vagas disponíveis, todos os candidatos que reúnam as condições de acesso serão colocados por ordem alfabética.
Atividades Letivas
Os docentes/investigadores em missão STA devem lecionar um mínimo de 8 horas por 5 dias de trabalho (1 semana de mobilidade):
- Se a mobilidade tiver uma duração inferior a 5 dias (mínimo de 2 dias excluindo dias de viagem), mantém-se a obrigação de lecionar um mínimo de 8h;
- Se a mobilidade tiver uma duração superior a 5 dias de trabalho, o número de horas obrigatórias aumenta proporcionalmente.
Documentação
A mobilidade é formalizada através da assinatura de um Contrato Erasmus. Para o efeito, o candidato deve entregar junto dos Serviços Académicos da FFUL os seguintes documentos:
- Ficha de docente e cópia do Cartão de Cidadão, juntamento com um comprovativo do NIB;
- Programa de Trabalho devidamente preenchido;
- Recibo de pagamento da viagem (original). Este documento é necessário para que a Reitoria possa calcular o valor da bolsa real, uma vez que nele consta o valor da viagem e os dias em que decorre a mobilidade.
Final da Mobilidade
Até 15 dias após a mobilidade, o docente dever entregar nos Serviços Académicos da FFUL os seguintes documentos:
- Declaração emitida pela instituição de acolhimento com a indicação dos dias em que decorreu a missão de ensino e a confirmação do número de horas lecionadas, assinada e carimbada;
- Os originais dos bilhetes de embarque/comprovativos de despesas de viagem.
O docente deve ainda submeter o relatório de mobilidade na plataforma Mobility Tool através das credenciais que serão remetidas pela Reitoria da ULisboa através de e-mail.