Esta conferência insere-se no âmbito da apresentação oficial de resultados do projeto europeu de investigação sobre algumas substâncias sintéticas emergentes – NPS euronet – projeto financiado pela União Europeia – JUST/2014/JDRU/AG/DRUG/7086). O projeto NPS euronet foi desenvolvido em Itália, Espanha e Portugal, reunindo investigadores do Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri (coordenação), Universitat Jaume I, Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses , Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L e Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa). Na FFULisboa a investigação foi liderada por Dora Brites (Investigadora Coordenadora da FFULisboa e Líder do Grupo Biologia Neuro-Glial na Saúde e na Doença do Instituto de Investigação do Medicamento  – iMed.ULisboa – da FFULisboa).

A conferência possibilitará o debate sobre Novas Substâncias Psicoativas (NSP) com especialistas internacionais que apresentarão as últimas descobertas sobre identificação, análise, avaliação do risco e monitorização de NSP na Europa. Considerando a relação direta das questões inerentes a esta temática com a saúde pública, esperamos que este evento possa contribuir não só para divulgar o trabalho desenvolvido em território nacional no âmbito das NSP, bem como alertar para o risco do consumo das NSP.

Programa

Entrada livre sujeita a inscrição prévia para ivana.garimoldi@marionegri.it

16 de abril de 2018 | 09h00 | Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência – Praça Europa 4, Cais do Sodré em Lisboa