Diário de bordo – Verão na ULisboa 2022 “Na Rota do Medicamento: Uma Semana com as Ciências Farmacêuticas”

O programa Verão na ULisboa 2022 começou na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) com uma breve sessão de boas-vindas por Catarina Dias (Docente e coordenadora do programa na FFUL), que apresentou também a diversidade de saídas profissionais e a empregabilidade que o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), oferece. Seguiu-se a divulgação da Universidade de Lisboa, por Rafael Matias (Monitor central). Por fim, Mariana Henriques (Monitora de atividades) deu o seu testemunho sobre a vida estudantil na FFUL. Os participantes visitaram ainda alguns espaços da Faculdade.

Durante a tarde o grupo foi dividido em duas turmas, tendo-se dedicado a “Descobrir as Células” humanas e vegetais. Sob a orientação de Ana Rita Conde, efetuaram a coloração hematoxilina-eosina que lhes permitiu a observação ao microscópio ótico de preparações citológicas de células epiteliais humanas. Sob a orientação de Generosa Teixeira, observaram ao microscópio ótico a diversidade de plastos e puderam concluir de que modo ela influencia a nossa alimentação e saúde.

Fotografias

Na manhã do segundo dia do Verão na ULisboa 2022, os participantes foram novamente divididos em 2 turmas. Orientados por Isabel B. Moreira da Silva continuaram a atividade “Vamos Descobrir as Células”, hoje dedicada às células do sangue periférico humano: procederam à determinação da velocidade de sedimentação globular e à interpretação dos seus resultados, efetuaram e coraram um esfregaço de sangue e finalizaram com a sua observação ao microscópio ótico com o objetivo de diferenciarem as células sanguíneas. Nesta manhã começou também outro domínio das Ciências Farmacêuticas, a “Análise de medicamentos”, através da determinação do teor de ácido acetilsalicílico num comprimido de Aspirina por titulação volumétrica ácido-base por retorno sob a orientação de Luísa Mateus.

Na tarde do segundo os alunos participaram numa atividade dinamizada pela Associação dos Estudantes (AEFFUL), ficando a conhecer a sua estrutura e as atividades que esta habitualmente organiza.

Fotografias

O dia começou com aprendizagens no âmbito da Química Orgânica (“Vamos sintetizar fármacos”) e da Tecnologia Farmacêutica (“Vamos preparar medicamentos e cosméticos”). Sob orientação de Ana Paula Francisco, sintetizaram paracetamol e purificaram-no por recristalização. Sob orientação de Helena Margarida Ribeiro e Joana Marto, prepararam um gel de cafeína para aplicação tópica e melhoraram as características organoléticas, nomeadamente, de cheiro e cor.

Ao final da tarde todos assistiram à palestra “O papel do Farmacêutico no uso responsável do medicamento” proferida por Mafalda-Monterrozo da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos. Os participantes, sempre entusiasmados, foram desafiados a participar através de perguntas e respostas sobre esta temática.

Fotografias

As atividades do 4.º dia do Verão na ULisboa 2022 voltaram a desafiar os alunos a explorar alguns aspetos da Química e da Tecnologia Farmacêutica. O grupo voltou a ser dividido em duas turmas, tendo, de manhã, continuado atividades relativas a “Vamos preparar medicamentos” e “Vamos analisar medicamentos”. Assim, sob orientação de Catarina Reis, prepararam o xarope de Trimetroprim e sob orientação de Fátima Cabral dosearam o carbonato de lítio numa preparação farmacêutica.

De tarde, descontraíram através de atividades lúdicas com os três Monitores (Rafael Matias, Catarina Alexandre e Mariana Henriques) e controlaram o grau de pureza do paracetamol, que ontem sintetizaram, por cromatografia em camada fina e pelo ponto de fusão.

Por fim, todos partiram para a Cantina 1 da ULisboa onde jantaram e tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com os participantes do Verão na ULisboa 2022 de todas as outras Escolas da Universidade.

Fotografias

Na manhã do último dia do programa “Na rota do medicamento: uma semana com as Ciências Farmacêuticas”, os participantes realizaram a síntese de outro fármaco sob orientação de Filipa Siopa e foram acompanhados na preparação e observação de cortes histológicos de diferentes órgãos por Adelaide Fernandes e Rui Silva.
Durante a tarde decorreu a sessão de encerramento, tendo os alunos recebido o seu certificado de participação na presença de pais e familiares, dos monitores e da responsável pelo programa na FFUL.
Pelo companheirismo e emoções demonstradas, foi notória a satisfação de todos os alunos, ficando a sensação de que muitos, senão todos, quereriam ficar já alunos do MICF. Mas, para já, é tempo de partir para outras viagens.
A FFUL agradece a todos terem escolhido estar connosco nesta semana!

Fotografias

Partilhar