Diário de bordo – Verão na ULisboa 2019 “Vem ser aluno de Ciências Farmacêuticas por uma semana”

O programa Verão na ULisboa 2019 “Vem ser aluno de Ciências Farmacêuticas por uma semana” começou com o acolhimento de boas-vindas feito por Catarina Dias, Graça Soveral, Margarida Rosa (Monitora Central), Cláudia Inácio (Monitora de Atividades), Daniela Costa (Monitora de Atividades) e Diana Oliveira (Presidente da AEFFUL). Depois de conhecerem um pouco mais sobre a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e a Universidade de Lisboa, os 30 participantes visitaram os espaços da Faculdade.

Durante a tarde o grupo foi dividido em duas turmas, tendo-se dedicado a “Descobrir Células”. Sob a orientação de Generosa Teixeira, os alunos observaram, à lupa e ao microscópio ótico, algumas características do tecido epidérmico de folhas de várias espécies e extraíram conclusões quanto à sua importância para as plantas e para a área das Ciências Farmacêuticas. Ainda no âmbito desta atividade, Adelaide Fernandes acompanhou os participantes na preparação e observação de preparações histológicas de diferentes órgãos do corpo humano, nomeadamente: pele, osso, músculo, coração, pulmões, intestino delgado e cerebelo.

Mais fotos disponíveis no facebook da FFUL.

Durante a manhã do segundo dia do Verão na ULisboa 2019 os participantes continuaram a atividade “Vamos Descobrir as Células”. Sob as instruções de Ana Rita Conde, os alunos efetuaram uma coloração hematoxilina-eosina que lhes permitiu observar células epiteliais humanas. No que respeita à análise de sangue periférico, os participantes foram orientados por Isabel Bettencourt da Silva e realizaram vários exercícios: determinação da velocidade de sedimentação globular, execução de um esfregaço de sangue periférico, coloração de May-Grünwald-Giemsa e observação das células do sangue ao microscópio.

Da parte da tarde todos fizeram uma visita guiada, por Quirina dos Santos Costa, ao laboratório de microbiologia. Nesta atividade puderam conhecer o mundo dos parasitas, tendo feito observação macroscópica e microscópica de diferentes formas parasitárias e vetores.

O 2.º dia do programa terminou na companhia da Associação dos Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (AEFFUL) que, através de alguns sketches e quizzes, sensibilizou os participantes para a importância do uso responsável do medicamento.

Mais fotos disponíveis no facebook da FFUL.

Na FFUL o 3.º dia de atividades do Verão na ULisboa 2019 foi preenchido com aprendizagens no âmbito da Química e da Tecnologia farmacêutica. O grupo de participantes foi novamente dividido em duas turmas que, sob orientação de Ana Paula Gameiro, aprendeu a sintetizar o paracetamol, a purificá-lo e a controlar a sua pureza e, sob orientação de Catarina Reis, preparou xarope de Trimetropim. De tarde, sob orientação de Maria de Fátima Cabral e Judite Costa, dosearam o carbonato de lítio num preparado farmacêutico. Ao final da tarde assistiram todos à palestra “De que é feito o medicamento e quais as funções do Farmacêutico?” proferida por Andreia Ascenso.

Mais fotos disponíveis no facebook da FFUL.

As atividades do 4.º dia do Verão na ULisboa 2019 voltaram a desafiar os alunos a explorar alguns aspetos da Química e da Tecnologia Farmacêutica. O grupo voltou a ser dividido em duas turmas, tendo, da parte da manhã, continuado a atividade “Vamos sintetizar um fármaco e analisar medicamentos” onde, sob as instruções de Ana Paula Gameiro, aprenderam não só a determinar o ponto de fusão (p.f.) do paracetamol, mas também a efetuar a técnica de cromatografia em camada fina. Antes do almoço houve ainda tempo para “preparar medicamentos e cosméticos”. Neste âmbito, Helena Margarida Ribeiro orientou os alunos na preparação e controlo de um gel de cafeína para aplicação tópica. De tarde todos realizaram o controlo farmacotécnico de pós, cápsulas e comprimidos, atividade supervisionada por Paulo Salústio e Luís Gouveia.

O dia terminou ao ar livre com a realização de atividades desportivas no Estádio Universitário de Lisboa onde os alunos tiveram também oportunidade de conhecer e conviver com os participantes do Verão na ULisboa 2019 de outras Escolas. O jantar decorreu também em conjunto na Cantina I da ULisboa.

Mais fotos disponíveis no facebook da FFUL.

No último dia do programa Verão na ULisboa 2019 “Vem ser aluno de Ciências Farmacêuticas por uma semana” os participantes foram desafiados a realizar um trabalho sobre as atividades que realizaram ao longo da semana. Neste âmbito, a turma foi dividida em vários grupos, tendo sido atribuído a cada grupo o tema de uma das atividades e a respetiva orientação por parte do(s) Professor(es) da FFUL responsável(is). Os preparativos decorreram de manhã e à tarde cada grupo fez a apresentação oral na presença de Professores, Monitoras e Pais/Encarregados de Educação.

Na sessão de encerramento, todos os alunos receberam um certificado de participação. De seguida, a TAFUL presenteou-os com uma atuação musical ao ar livre (junto à entrada do edifício principal da FFUL). Pelo convívio e emoções demonstradas entre participantes, foi notória a alegria e satisfação de todos.

Crédito: AEFFUL Photography

Mais fotos disponíveis no facebook da FFUL.