Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Farmacognosia

Terminado o curso de Farmacognosia, o aluno deverá conhecer:
Os grupos de metabolitos secundários com importância terapêutica existentes nas plantas;
As plantas medicinais mais utilizadas em medicamentos à base de plantas;
Os procedimentos de controlo de qualidade das plantas medicinais e das preparações à base destas;
As disposições legais a que estão sujeitos os medicamentos à base de plantas.

O aluno deverá também ter:
Adquirido competências de investigação para validação do uso concreto das plantas medicinais e dos produtos de saúde à base de plantas;
Desenvolvido competências de crítica científica, necessárias à correta interpretação e avaliação do material consultado;
Desenvolvido competências de expressão e apresentação oral de trabalhos técnicos;
Tomado consciência da necessidade de constante atualização das suas capacidades técnicas e científicas, como garante do seu valor profissional e desempenho conscientemente das suas obrigações profissionais perante a sociedade.

Conteúdos programáticos

Ensino Teórico
Farmacognosia: Conceito e contexto histórico
Legislação comunitária: O estatuto dos medicamentos à base de plantas
Produção, conservação de plantas medicinais. plantas medicinais com atividade farmacológica. Estrutura, ocorrência e propriedades farmacológicas dos seus constituintes
Controlo de qualidade das plantas medicinais e de preparações à base destas. Perfil metabolómico
Ensino Laboratorial
Identificação botânica de sene, folha; ginkgo, folha; camomila, flor; pirliteiro, folha e flor; sene da Índia, fruto; amieiro negro, casca; valeriana, raiz Flavonóides como grupo marcador da presença de pirliteiro, folha e flor em produtos de saúde à base de plantas.
Antraquinonas como grupo marcador da presença de amieiro negro, casca, em produtos de saúde à base plantas.
Características organoléticas, identificação e doseamento de fármacos com óleo essencial (camomila, flor e valeriana, raiz)
Avaliação da actividade anti-oxidante de plantas medicinais e produtos de saúde à base de plantas e sua correlação com a composição química.