Diário de bordo – Verão na ULisboa 2025 “Explorar as Ciências Farmacêuticas: Uma Semana de Descobertas”

O programa Verão na ULisboa 2025 começou na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) com uma breve sessão de boas-vindas por Maria João Silva (Docente e coordenadora do programa na FFUL), que apresentou também a diversidade de saídas profissionais. Seguiu-se Miguel Gamito, que na qualidade de Presidente, apresentou as várias vertentes de ação da AEFFUL; a sessão terminou com a divulgação da Universidade de Lisboa, por Ana Sofia Figueiredo (Monitor central).

Ainda durante a manhã o grupo foi dividido em duas turmas:

– Um dos grupos iniciou a sua aprendizagem no âmbito da Química Orgânica (“Vamos sintetizar fármacos”) em que sob orientação de Ana Paula Francisco e colaboração de Ana Margarida Madureira e Nuno Xavier sintetizaram paracetamol e purificaram-no por recristalização.

– O outro grupo aproveitou a manhã para fazer uma breve visita à Faculdade o que permitiu, simultaneamente, um convívio descontraído entre os participantes e um melhor conhecimento mútuo.

Após o almoço na Cantina da Universidade de Lisboa, os grupos e as respetivas atividades inverteram-se tendo a tarde prosseguido como programado.

Na manhã do segundo dia do Verão na ULisboa 2025, os participantes foram novamente divididos em 2 turmas. Orientados por Isabel B. Moreira da Silva e com a colaboração de Elisa Micaelo Alves, iniciaram a atividade “Vamos Descobrir as Células”, dedicada às células do sangue periférico humano.

Nessa manhã começou, também, outro domínio das Ciências Farmacêuticas, a “Análise de medicamentos”, através da determinação do teor de ácido acetilsalicílico num comprimido de Aspirina por titulação volumétrica ácido-base com utilização de um indicador, sob a orientação de Luísa Mateus.

Durante a tarde os alunos participaram, ainda, numa atividade dinamizada pela Associação dos Estudantes (AEFFUL), ficando a conhecer a sua estrutura e as atividades que esta habitualmente organiza.

No 3º dia do Verão na ULisboa 2025 o grupo voltou a ser dividido em duas turmas, tendo, durante a manhã, continuado com atividades relativas a “Vamos descobrir células” e “Vamos analisar medicamentos”. Assim, sob orientação de Ana Rita Conde, observaram células humanas e sob orientação de, Lídia Pinheiro e António Alfaia dosearam o carbonato de lítio num comprimido e a sacarose em xaropes de uso pediátrico.

De tarde, divididos novamente em dois grupos, e inserido na atividade “Vamos preparar medicamentos e cosméticos” prepararam o xarope de Trimetroprim, sob orientação de Catarina Reis e  ficaram, também, a conhecer os equipamentos, o seu modo de utilização e diretrizes relacionados com o tema “Segurança no laboratório de virologia”,  sob orientação de Quirina Costa.

Partilhar