Recebemos, ontem, a visita de um grupo de estudantes romenos, provenientes do Technical College Lorin Salagean, localizado na cidade de Drobeta-Turnu Severin, que frequentam o Curso Técnico de Análises Laboratoriais.  Com o objetivo de dar a conhecer, não só as instalações da FFUL, mas também o que fazemos, as instalações e a oferta formativa, organizámos uma visita guiada pelos diferentes espaços.

O dia começou com uma sessão  de três docentes da FFUL: Catarina Dias, deu as boas vindas aos estudantes e às professoras que os acompanhavam, fazendo uma apresentação geral da faculdade; de seguida, os alunos assistiram à apresentação do Laboratório de Análise Estrutural feita por Noélia Duarte e do Laboratório de Análises Clínicas, este último apresentado por Isabel Rivera. Durante as apresentações foi realçada a oferta formativa da FFUL e, sobretudo, as várias saídas profissionais e/ou académicas possíveis com o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF)

A manhã seguiu, e os alunos tiveram oportunidade de explorar estes laboratórios, bem como alguns outros espaços da faculdade, nomeadamente o Edifício Carlos da Silveira, que pertence ao Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa), a unidade de investigação da FFUL, e onde decorrem muitos projetos científicos ligados à área das análises laboratoriais, como, por exemplo, no âmbito dos Erros Hereditários do Metabolismo, das Doenças Hepáticas e Neurodegenerativas, da Oncologia da Covid-19, e do VIH.

O contacto foi feito através da Casa da Educação, “uma instituição cuja missão consiste em facilitar o desenvolvimento educativo e profissional de jovens, dentro da União Europeia, através de aconselhamento e orientação vocacional.”