Objetivos
Dar formação teórica e prática a profissionais que pretendam utilizar animais para fins experimentais e outros fins científicos, tal como é exigida por lei (Artigo n.º 31 do Decreto-Lei n.º 113/2013 de 7 de agosto; Diretiva 2010/63/UE do Parlamento Europeu e do Conselho de 22 de setembro de 2010). Este curso engloba os conteúdos necessários para obter creditação de investigador ou técnico de investigação pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e segue diretrizes da Comissão Europeia referentes à formação em Ciências de Animais de Laboratório (FELASA categoria B).
Organização
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências em Animais de Laboratório (SPCAL).
Programa
Duração do curso: 22 horas (3 ECTS)
Este curso abrange temas referentes a ratos e murganhos.
- Aspetos éticos, práticos e legais na Experimentação Animal;
- Métodos de avaliação do bem-estar animal, da dor e do stress;
- Rações, transporte, acomodação e enriquecimento sócio-ambiental/ Rotinas de Biotério;
- Manuseamento, contenção e identificação;
- Administração de substâncias e colheita de amostras biológicas;
- Anestesia, analgesia e eutanásia;
- Princípios básicos da cirurgia e sutura;
- Necrópsia.
Destinatários
Este curso destina-se a estudantes pré ou pós-graduados que desejem solicitar acreditação para a categoria B da FELASA (Investigador ou Técnico de Investigação) à DGAV, mas também às pessoas que pretendam adquirir conhecimentos teóricos e práticos na área das Ciências de Animais de Laboratório.
Horário
Horário do curso: dias 16, 17, 18 e 19 de setembro de 2019. A avaliação final será no dia 20 de setembro de 2019.
O horário poderá sofrer alterações tendo em conta o número de inscrições.
Local do curso: Biotério da FFULisboa, Campus do Lumiar, Estrada do Paço do Lumiar, nº 22, Edifício F, Lisboa
Propinas
1. Para quem frequentou o Curso Teórico Online:
Participantes | Curso Prático (€) |
Estudantes | 175 |
Estudantes Externos* | 200 |
Não Estudantes | 225 |
* apresentação do comprovativo de matrícula no ato da inscrição.
2. Para quem pretenda realizar apenas o Curso Prático a):
Participantes | Curso Prático (€) |
Estudantes, Estudantes Externos e Não Estudantes | 325 |
a) Os candidatos apenas serão admitidos neste curso de acordo com os seguintes critérios: análise curricular, aprovação em Curso Teórico em Experimentação Animal (Categoria B) e ordem de chegada das candidaturas.
O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária após instruções dos Serviços Académicos.
Avaliação
A avaliação final será no dia 20 de setembro de 2019.
Metodologias de Avaliação: verificação da execução dos procedimentos práticos, com mínimo de 90% de sucesso na realização destes procedimentos (60% da nota final) e um teste escrito (40% da nota final). Ambas as formas de avaliação são obrigatórias (procedimentos práticos e teste escrito). A falta da realização de uma destas avaliações implicará a reprovação ao curso prático. A presença às aulas é obrigatória para admissão a avaliação, havendo lugar ao registo da assiduidade, exigindo-se uma frequência de 100% das aulas práticas com animais e de 75% das outras aulas práticas deste módulo.
Candidatura
Até dia 31 de julho de 2019 via Formulário Online
Vagas: limitado a 40 alunos (a coordenação deste curso reserva-se no direito de não realização do curso prático mediante número mínimo de alunos).
Critérios de seleção: os candidatos serão admitidos no curso de acordo com os seguintes critérios: análise curricular, aprovação em Curso Teórico em Experimentação Animal (Categoria B)* e ordem de chegada das candidaturas.
*A equivalência da frequência num Curso Teórico em Experimentação Animal (Categoria B) será sujeita a avaliação por parte da Coordenação deste curso.
Contacto
Serviços Académicos: posgraduados@ff.ulisboa.pt