Curso de Verão: Cromatografia. Da Teoria à Prática

Objetivo

O Curso de Verão: Cromatografia. Da Teoria à Prática tem como objetivo ministrar conceitos básicos da Cromatografia de modo que os participantes neste curso compreendam os princípios em que se baseia este método analítico.

Deste modo, pretende-se aplicar no laboratório os conceitos inicialmente transmitidos na exposição teórica; com os dados obtidos no laboratório, incutir sentido crítico para interpretação dos resultados, e, deste modo, contribuir para o esclarecimento desta técnica tão importante em qualquer laboratório de análise química.

Coordenadores:

Maria Eduarda Romãosinho de Almeida Esteves Mendes, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Maria Luísa Lopes Maio Ribeiro de Andrade Mateus, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Noélia Maria da Silva Dias Duarte, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Destinatários

Este curso destina-se a licenciados e estudantes do Ensino Superior que pretendam aprofundar o conhecimento na área da Cromatografia.

Programa e Avaliação

Composto por um ensino interativo, em que se pretende que os participantes neste curso adquiram um conhecimento geral na área da Cromatografia, e mais importante, obtenham as bases fundamentais para a compreensão deste método instrumental, que é na maioria dos casos, o método de eleição para a análise de diferentes compostos em diversos tipos de amostras.

PROGRAMA:

1. Conceitos básicos de Cromatografia;
  2. Diferentes tipos de Cromatografia: em camada fina e em coluna (GC e HPLC);
  3. Cromatografia como um método de: separação, identificação e quantificação;
  4. Realização de técnicas cromatográficas no laboratório;
  5. Interpretação crítica dos resultados obtidos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação da frequência deste curso consiste na elaboração e submissão de um relatório laboratorial, tendo como base os resultados obtidos nos ensaios analíticos realizados durante as aulas laboratoriais.

O presente curso confere 2 ECTS.

Inscrição e Horário

Candidaturas e Inscrição no Curso: de 15 de maio a 23 de junho de 2023

Data de Início e Conclusão do Curso: 03 de julho de 2023 a 06 de julho de 2023

O presente curso decorrerá em formato presencial nas instalações da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Horário:

• 03 de julho de 2023: 14h00-17h00
  • 04 de julho de 2023: 14h00-18h30
  • 05 de julho de 2023: 14h00-18h30

Critérios de seleção e de seriação:

• Número mínimo de formandos para funcionamento: 6
  • Número máximo de formandos para funcionamento: 12

Os candidatos serão seriados de acordo com a ordem de inscrição no curso.

Documentos a anexar à candidatura: Curriculum Vitae.

Valor da Inscrição:

• 100 euros

Seguro Escolar: 2.03€

Pela aplicação da alínea e) do ponto 2 do Artigo 42ª dos Estatutos da Universidade de Lisboa, e tendo em conta os termos da atribuição do financiamento PRR no âmbito do programa “Impulso Adultos”, a Unidade Orgânica responsável pela coordenação de cada curso pode atribuir prémios de desempenho escolar.

Candidatura

Acesso à Plataforma FenixEdu:

• Caso nunca tenha sido aluno da FFULisboa deve efetuar um pré-registo na Plataforma FenixEdu.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e já teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve aceder à Plataforma FenixEdu e autenticar-se com os dados da sua conta.
    Caso tenha perdido o acesso à sua conta, pode recuperar a senha na área de utilizadores da ULisboa.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e nunca teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve enviar um email para posgraduados@ff.ulisboa.pt indicando o nome completo e número de documento de identificação.

Na Plataforma FenixEdu:

• No separador “Candidato”, escolher o tipo de candidatura: “Cursos Não Conferentes Grau – 2022/2023”, selecionar o curso “Curso de Verão: Cromatografia. Da Teoria à Prática”.
  • Preencher o formulário online e anexar todos os documentos em formato digital.
  • Selecionar a opção “Submeter”.

Contacto

Informação relativa à organização do Curso, deverá contatar os Serviços Académicos: naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt

Informações de cariz científico da lecionação do curso, deverá contactar a Coordenação do Curso.

Apoios e Parceiros