Análises Clínicas e Genética Humana: Imuno-hematologia e imuno-hemoterapia

Objetivo

Este curso destina-se a formar e atualizar conhecimentos de profissionais das áreas de imuno-hematologia, imuno-hemoterapia e medicina transfusional.

Coordenadores:

João Manuel Braz Gonçalves, Professor Catedrático, FFUL e iMed.Ulisboa

Adelaide Maria Afonso Fernandes Borralho, Professora Auxiliar, FFUL e iMed.Ulisboa

Maria Leonor Ferreira Estêvão Correia, Professora Auxiliar, FFUL & CEACGH-OF

Destinatários

Este curso está particularmente vocacionado para farmacêuticos, médicos e outros profissionais de saúde.

Estrutura e Programa

O curso tem um total de 8h de formação e confere um número total de 1 ECTS.

Metodologia de Ensino e Avaliação

Metodologia de ensino:

Ensino teórico e laboratorial interativo.

Aprendizagem e as competências a adquirir pelo estudante:

Melhoria de conhecimentos e atualização nas áreas de imuno-hematologia e medicina transfusional.

Metodologia de avaliação:

Exame escrito constituído por teste com 20 perguntas de escolha múltipla.

Candidaturas e Inscrição no Curso: até 14 de janeiro de 2024

Data de realização do Curso: 20 de janeiro de 2024

O curso realizar-se-á presencialmente nas instalações da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Condições de Acesso:

Requisitos científicos:

• Possuir formação de nível superior em área da saúde

Critérios de seleção e de seriação:

• Número mínimo de formandos para funcionamento: 20
  • Número máximo de formandos para funcionamento: 150

É dada prioridade de inscrição a profissionais a exercer funções na área do curso e ordem de inscrição.

Documentos a anexar à candidatura: Certificado de Habilitações e CV.

Valor da Inscrição: 120€ (Documentação e refeições incluídas)

Seguro Escolar: 2.10€

Pela aplicação da alínea e) do ponto 2 do Artigo 42ª dos Estatutos da Universidade de Lisboa, e tendo em conta os termos da atribuição do financiamento PRR no âmbito do programa “Impulso Adultos”, a Unidade Orgânica responsável pela coordenação de cada curso pode atribuir prémios de desempenho escolar.

Candidatura

Acesso à Plataforma FenixEdu:

• Caso nunca tenha sido aluno da FFULisboa deve efetuar um pré-registo na Plataforma FenixEdu.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e já teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve aceder à Plataforma FenixEdu e autenticar-se com os dados da sua conta.
    Caso tenha perdido o acesso à sua conta, pode recuperar a senha na área de utilizadores da ULisboa.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e nunca teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve enviar um email para naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt indicando o nome completo e número de documento de identificação.

Na Plataforma FenixEdu:

• No separador “Candidato”, escolher o tipo de candidatura: “Cursos Não Conferentes Grau – 2023/2024”, selecionar o curso “Análises Clínicas e Genética Humana: Imuno-hematologia e imuno-hemoterapia”.
  • Preencher o formulário online e anexar todos os documentos em formato digital.
  • Selecionar a opção “Submeter”.

Contacto

Informação relativa à organização do Curso, deverá contatar os Serviços Académicos: naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt

Informações de cariz científico da lecionação do curso, deverá contactar a Coordenação do Curso.

Apoios e Parceiros

Ordem dos Farmacêuticos – O curso encontra-se submetido para patrocínio científico e, também, para creditação.

Centro Hospitalar do Barreiro (Oradores)