- Objetivo
- Coordenação
- Destinatários
- Funcionamento
- Estrutura Formativa
- Inscrição
- Candidatura
- Contacto
- Apoios
Objetivo
Com este curso pretende-se oferecer uma formação diferenciada que permita ao formando uma série de capacidades que o promovam no mundo laboral quer a nível nacional como internacional.
Em específico, este curso tem como objectivos:
- Descrever as características fundamentais dos vírus respiratórios emergentes e a forma de responder eficazmente a um surto devido a um agente infeccioso.
- Descrever os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta imunitária, na imunopatogénese e na neuroinflamação. Recurso a estudos in vitro com células sanguíneas e derivadas do SNC.
- Descrever os processos de interação entre células do sistema imunológico periférico com o SNC no decurso da doença e avaliação de sequelas sistémicas e neurológicas. Recurso a estudos in vivo com modelo animal de infeção por SARS-CoV-2.
- Perceber os efeitos benéficos (regulação da homeostasia celular e da resposta inflamatória) observados no doente recuperado, em oposição aos efeitos prejudiciais (desregulação e cronicidade dos processos inflamatórios) no doente com formas de COVID-19 severas e com eventuais sequelas a longo-prazo. Identificação de potenciais biomarcadores periféricos (vesículas extracelulares e citocinas circulantes).
- Abordar os mecanismos de intervenção terapêutica nas situações de inflamação sistémica crónica e neuroinflamação.
- Compreender quais as estratégias que devem ser utilizadas para comunicar o risco e envolver as comunidades na deteção, prevenção e resposta a uma nova pandemia.
- Explicar a evolução da COVID-19 e outras pandemias e epidemias, avaliar as práticas essenciais para monitorizar e controlar as epidemias e pandemias bem como o papel dos decisores políticos nestes processos. Ser capaz de avaliar, criticar e melhorar as ferramentas e recursos existentes para a implementação eficaz de uma resposta à COVID-19 ou outras potenciais pandemias.
- Analisar estratégias para integrar a equidade de acesso aos mecanismos de controlo sanitário como princípio central para o sucesso na superação da COVID-19 e de outros surtos de doenças infeciosas.
- Partilhar e discutir lições sobre a conceção e implementação de medidas para controlo da COVID-19.
- Reconhecer a importante contribuição que a comunidade desempenha para abrandar a propagação da doença infeciosa.
- Compreender os progressos na prevenção e terapêutica da infeção por SARS-CoV-2.
Coordenação
Comissão Coordenadora:
Professores/Investigadores Coordenadores Módulos:
Helena Rebelo de Andrade, João Rocha, Bruno Sepodes, Afonso Cavaco, Carlos Palos; Elsa Mateus, Frederico Aires da Silva.
Destinatários
Profissionais de saúde, Hospitais, Jornalistas, Empresas públicas ou privadas na área do controlo microbiológico e saúde publica, Autarquias, Delegações Regionais de Saúde, Indústria farmacêutica e Formadores.
Profissionais com diferentes formações que necessitem adquirir conhecimentos adicionais e competências técnicas/práticas atualizadas nos diversos temas relacionados com saúde publica, controlo microbiológico, pandemia Covid19 e infecciologia.
Poderão também ocupar vagas candidatos que pretendam obter competências na área da infecciologia e saúde publica para poderem ingressar no mercado profissional.
Funcionamento
- Data de início: 2 de Dezembro de 2022
- Conclusão do Curso: Junho de 2023
O Curso constará de um conjunto de 7 módulos a serem ministrados pelas diferentes Escolas da Universidade de Lisboa, tendo como tema central a componente Saúde, abordada na perspetiva de cada área do saber (Informática, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Biologia e Psicologia). Propõe-se que cada Escola assuma a liderança de um Módulo, baseado nas valências já detidas nas diferentes ações formativas em curso. Cada módulo poderá contar com participação de várias Escolas, por decisão e convite da Escola coordenadora do mesmo.
A duração do curso será de 1 semestre, num total de cerca de 750 horas letivas que se pretende sejam maioritariamente lecionadas em ambiente presencial.
Os módulos incluirão componentes expositivas, seminários e resolução/discussão de estudos de caso.
O curso decorrerá em ambiente pós-laboral.
Estrutura Formativa
Módulo 1: SARS-CoV-2: do vírus à doença.
– SARS-CoV-2: Características estruturais do vírus; Organização genómica do SARS-CoV-2; Ciclo replicativo;
– COVID-19: Patogénese da infeção e marcadores imunológicos de doença grave;
– Resposta imunitária adaptativa – resposta de anticorpos;
Laboratório: Diagnóstico da infeção por SARS-CoV-2: pesquisa de genoma, de antigénio e de anticorpos;
Módulo 2: Sequelas da infeção por SARS CoV-2 .
– Sequelas pulmonares e cardiovasculares
– Sequelas neurológicas e neuropsiquiátricas
Neste contexto, os alunos terão a oportunidade de conhecer as sequelas associadas direta ou indiretamente à infeção por SARS-CoV-2, em particular nas formas graves de COVID-19.
Os alunos terão as ferramentas que lhes possibilitarão avaliar a inflamação periférica (immunofenotipagem de células imunitárias, marcadores inflamatórios circulantes) e a neuroinflamação (reatividade microglia e astrócitos), dando relevo a biomarcadores que possam ser detetados no sangue, como vesículas extracelulares, ou moléculas circulantes. Aprenderão como podem isolar e avaliar a sua origem pela identificação de marcadores específicos. Tal será valioso para um diagnóstico preciso e precoce do modo como a afeção atingiu ou não o encéfalo, bem como para uma monitorização continuada da patogenicidade existente nos doentes infetados com o SARS-CoV-2.
Módulo 3: Vacinas e medicamentos para SARS-CoV-2.
– Metodologias de descoberta e desenvolvimento.
– Metodologias de análise e eficácia.
– Metodologias de regulamentação.
– Estratégias de novas vacinas
Módulo 4: COVID-19: epidemiologia e controlo de epidemias.
– Aplicações de diagnóstico e testes serológicos na comunidade e no local de trabalho.
– Gestão e tratamento clínico: terapia usando imunização passiva (plasmas de indivíduos com alto teor de anticorpos), antivirais, e reposicionamento de medicamentos já existentes.
– Pilares da resposta em matéria de saúde pública.
Este módulo é uma avaliação técnica da resposta de saúde pública durante a pandemia da COVID-19. Este módulo fornece uma introdução ao planeamento operacional para apoiar a preparação de uma resposta às pandemias.
Módulo 5: Outros agentes patogénicos virais, bacterianos e fúngicos responsáveis por doenças emergentes.
Este módulo pretende fornecer uma visão geral dos vários agentes infeciosos emergentes, para além do SARS-CoV-2. No final deste módulo, deverá ser capaz de: explicar como emergem esses agentes e porque são uma ameaça global para a saúde humana.
Módulo 6: Gestão e Comunicação de Risco.
No final deste módulo, deverá ser capaz de: descrever as principais preocupações de comunicação de risco em situações de emergência; enumerar pelo menos três barreiras para a adoção eficaz de conselhos de saúde; e identificar algumas intervenções chave para operacionalizar e melhorar a comunicação de risco durante um surto ou um evento similar.
Módulo 7: Envolvimento da Comunidade.
No final deste módulo, o aluno deverá ser capaz de: descrever pelo menos três razões pelas quais os responsáveis precisam de envolver as comunidades durante um surto; enumerar os desafios enfrentados no envolvimento da comunidade; e descrever abordagens para o envolvimento efetivo da comunidade na deteção, prevenção e resposta a um surto.
Inscrição
Data limite inscrição: 30 de novembro 2022
Vagas:
- Mínimo para funcionamento: 8
- Máximo para funcionamento: 24
Valor total do curso: 3.500€
Candidatura
- Acesso à Plataforma FenixEdu:
- Caso nunca tenha sido aluno da FFULisboa deve efetuar um pré-registo na Plataforma FenixEdu.
- Se é ex-aluno da FFULisboa e já teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve aceder à Plataforma FenixEdu e autenticar-se com os dados da sua conta.
Caso tenha perdido o acesso à sua conta, pode recuperar a senha na área de utilizadores da ULisboa. - Se é ex-aluno da FFULisboa e nunca teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve enviar um email para posgraduados@ff.ulisboa.pt indicando o nome completo e número de documento de identificação.
- Aceder à Plataforma FenixEdu.
- No separador “Candidato”, escolher o tipo de candidatura: “Cursos Não Conferentes Grau – 2022/2023” e selecionar o curso: “A era pós-pandémica COVID-19 e a preparação para novas pandemias”.
- Preencher o formulário online e anexar todos os documentos em formato digital.
- Selecionar a opção “Submeter”.
Contacto
Informação relativa à organização do Curso, deverá contatar os Serviços Académicos: naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt
Informações de cariz científico da lecionação do curso, deverá contactar o Coordenador do Curso, Professor João Gonçalves: joao.goncalves@ff.ulisboa.pt