Rogério Gaspar assume em janeiro de 2021 o cargo de Diretor do Departamento de Regulação e Pré-qualificação (RPQ) da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra. Uma das missões será avaliar medicamentos e vacinas para a COVID-19, que têm como destino os países em desenvolvimento. Além dessa função de atualidade o Departamento RPQ é a espinha-dorsal da OMS para assuntos relacionados com a regulação e acesso a medicamentos no quadro do sistema das Nações Unidas (ONU).

Rogério Gaspar vai substituir na OMS a anterior Diretora Emer Cooke (irlandesa) que entretanto assumiu funções como Diretora Executiva da Agência Europeia do Medicamento (EMA), em Amesterdão.

Rogério Gaspar é Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) e foi até ao presente Presidente do Conselho de Escola da FFUL. Foi anteriormente Vice-Presidente do INFARMED e membro do Conselho de Administração da EMA, tendo supervisionado e participado em diferentes projetos nesta área nas Américas, África, Sudeste Asiático e em vários países da UE/EEA. Entre 2013 e 2017 exerceu funções na Reitoria da Universidade de Lisboa supervisionando as áreas da Investigação & Desenvolvimento, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento da Universidade de Lisboa. Exerceu até ao presente as funções de Vice-Presidente da European Federation for Pharmaceutical Sciences (EUFEPS), coordenador da European Science for Health (EurSci4Health) e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas (SPCF).