Ricardo Ferreira, Doutorado pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa), foi distinguido a 18 de janeiro de 2018 com o Prémio de Melhor Tese de Doutoramento em Química Medicinal. Este galardão, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), distingue a Tese de Doutoramento “Reversing Multidrug Resistance (MDR) in Cancer Cells by Targeting P-glycoprotein (P-gp)— Insights into the Mechanism of MDR Reversal from in silico P-gp Modeling” realizada por Ricardo Ferreira sob orientação da Professora Maria José Umbelino Ferreira do Departamento de Química Farmacêutica e Terapêutica da FFULisboa e Líder do Grupo “Química de Produtos Naturais” do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da FFULisboa e co-orientação do Dr. Daniel dos Santos, colaborador do iMed.ULisboa.

A distinção concedida pela SPQ visa reconhecer o mérito científico de teses de doutoramento realizadas maioritariamente em instituições nacionais. O prémio destina-se a recém-doutorados que obtiveram o grau em instituições nacionais, sendo atribuído com base no trabalho desenvolvido durante o doutoramento na área da Química Medicinal. O trabalho de investigação realizado no âmbito da Tese de Doutoramento de Ricardo Ferreira incidiu na identificação/otimização de compostos naturais como reversores da multiresistência e na caracterização estrutural e funcional da glicoproteína-P (P-gp).

A entrega do Prémio decorreu a 18 de janeiro de 2018, em Coimbra, durante o Congresso Nacional de Química Orgânica e Química Terapêutica (12.º ENQO/5.º ENQT).