A Agenda VIIAFOOD, projeto apoiado ao abrigo do PRR (www.recuperarportugal.gov.pt), visa promover a transformação estrutural do setor Agroalimentar em linha com o propósito estabelecido no Pacto para a Competitividade e Internacionalização deste setor nacional. Para o efeito, a Agenda VIIAFOOD pretende criar uma plataforma nacional para o desenvolvimento e industrialização de produtos, processos e serviços inovadores, materializando-se num plano estratégico concertado, com medidas e ações conjuntas orientadas aos objetivos transversais do Setor. Com efeito, a Agenda VIIAFOOD pretende reforçar a colaboração entre as empresas da indústria agroalimentar, empresas de outras indústrias relacionadas e entidades de Investigação & Desenvolvimento para alavancar a criação de sinergias e a transferência de conhecimento e tecnologias de modo a (re)industrializar o Setor Agroalimentar Português.

A FFUL é uma das 49 entidades beneficiárias deste consórcio, estando a desenvolver o projeto Recovery of waste from olive oil presses (HidroX). O projeto HidroX pretende demonstrar, através de processos emergentes de extração, purificação e estabilização dos compostos bioativos, a viabilidade dos extratos para a indústria alimentar, nutracêutica, farmacêutica e/ou cosmética e produtos alimentares enriquecidos com OHTYR. O projeto HidroX assenta na validação da bioatividade inerente aos extratos ricos em OHTYR.

São entidades parceiras o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET)SOVENA PORTUGAL – CONSUMER GOODS, S.A. e a Perfinox – Indústria Metalúrgica, S.A.

• Etiqueta:

“Nanoplásticos, um problema vezes três?” – Publicação na Revista Farmácia Clínica

Visita de Alunos Holandeses

Consulta Pública: Modificação do Regulamento Conducente ao Grau de Mestre

Eleição do Diretor da FFUL | Candidaturas 2024

Futurália 2024 – Maior Procura pelo MICF na FFUL

Implementação de Teletrabalho – Investimento PRR

Visita de Alunos Espanhóis à Faculdade de Farmácia

Unlimited Future 2024 – Aumento da Procura pelos Mestrados da FFUL

FFUL marcou presença na Feira das Universidades – Externato Marista

DESCRIÇÃO DA AGENDA

A Agenda VIIAFOOD visa promover a transformação estrutural do setor Agroalimentar em linha com o propósito estabelecido no Pacto para a Competitividade e Internacionalização do Setor Agroalimentar, através da criação de uma plataforma, à escala nacional, para o desenvolvimento de inovadores produtos, processos e serviços, materializando-se num plano estratégico concertado, com medidas e ações conjuntas e orientadas aos objetivos comuns do Setor.

Sumariamente, a Agenda VIIAFOOD pretende alcançar os seguintes objetivos:

– Desenvolvimento de formulação de novos produtos alimentares e adoção de tecnologias inovadoras e avançadas para o seu processamento e produção;

– Conceptualização e implementação de processos e tecnologias de produção novos e inovadores, nomeadamente através do desenvolvimento e validação de equipamentos e tecnologias sofisticadas capazes de aumentar a sustentabilidade, a eficiência energética e global do processo de fabrico, de reduzir a quantidade de resíduos alimentares, de aumentar a capacidade, flexibilidade e eficiência produtiva da indústria Agroalimentar e potenciar a assimilação de novas tecnologias na perfeição alinhado com o paradigma da Indústria 4.0;

– Desenvolvimento de novas soluções e funcionalidades de packaging alimentar e de bebidas, que potenciem a eficiência e sustentabilidade do packaging, assegurando a manutenção das propriedades, qualidade e a segurança alimentar, bem como alavancar a adoção de processos e tecnologias de embalagem inovadoras e avançadas;

– Desenvolvimento e assimilação da capacidade de realizar testes de qualidade de produtos alimentares, certificação e avaliar a aceitação do consumidor.

Título do Projeto: Agenda VIIAFOOD – Plataforma de Valorização, Industrialização e Inovação comercial para o AgroAlimentar (n.º C644929456-00000040)

Líder do Consórcio: MC SHARED SERVICES S.A.

Nº de Entidades do Consórcio: 49 entidades beneficiárias

Custo total elegível*: 113 739 250,88€

Apoio Financeiro Total*: 57.872.203,29€

*para a Agenda como um todo

Na Agenda VIIAFOOD insere-se o projeto HidroX desenvolvido pela FFUL:

Designação do projeto: Recovery of waste from olive oil presses (HidroX)

Código do Projeto (WorkPackage): WP8

Região de Intervenção: Lisboa

Entidade Beneficiária: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Data de início do projeto: 01/07/2022

Data de fim do projeto: 31/12/2025

Duração: 42 meses

Investimento da Entidade: 326 621,55 EUROS

Entidade Parceiras:

• Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET)
  • SOVENA PORTUGAL – CONSUMER GOODS, S.A.
  • Perfinox – Indústria Metalúrgica, S.A.

Âmbito: