No dia 5 de abril de 2016 decorre no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a cerimónia de entrega de bolsas do Programa Gilead Génese 2015. Neste âmbito, será entregue a João Gonçalves – Professor e Investigador do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) – a bolsa atribuída para financiamento do projeto “RecycleDrug – Repositioning of old drugs for treatment and eradication of HIV-1”.

O estudo do iMed.ULisboa, selecionado pela Gilead Génese, pretende provar que medicamentos usados no tratamento de certas doenças podem ser utilizados para curar pacientes com sida, tendo já sido identificados sete fármacos que, associados ao tratamento de doenças neurológicas, podem ser úteis para a cura da infeção causada por esse vírus.