O projeto de investigação “A Novel Nanoformulated Hybrid Molecule as a Promising Strategy for the Treatment of Melanoma” da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) foi distinguido pela Ordem dos Farmacêuticos (OF) com o Prémio de Melhor Comunicação Oral. A atribuição foi anunciada, a 28 de novembro de 2020, durante o Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2020 e XIV Congresso Mundial dos Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa.

“O trabalho galardoado insere-se no desenvolvimento e validação pré-clínica de uma nova estratégia nanotecnológica para a terapia do melanoma, o cancro de pele mais agressivo e mortal.”

O estudo, publicado na edição de julho de 2020 (Vol.12 | N.º 3) da Revista Portuguesa de Farmacoterapia, foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar constituída por Docentes (Ana Paula FranciscoCecília RodriguesEduarda MendesMaria Jesus Perry), Investigadores (Joana AmaralMaria Manuela Gaspar), Não Docentes (Carla Eleutério), e Estudantes (Jacinta Pinho) da FFUL em estreita colaboração com a FARM-ID representada por Mariana Matias que apresentou o projeto durante o evento.

“Um novo composto híbrido, capaz de atuar através de mais do que um mecanismo de ação,  foi eficientemente associado a um sistema de transporte lipídico.  Em diferentes modelos animais de melanoma (tumores sólidos e metastáticos),  realizados pela equipa, esta estratégia nanotecnológica potenciou a atividade antitumoral deste novo composto híbrido, revelando-se  uma alternativa mais eficaz e segura comparativamente às terapêuticas existentes em clínica.”