Rui Castro, Professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Humana da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) e Investigador do Grupo Função Celular e Alvos Terapêuticos do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa), foi distinguido, a 25 de julho de 2018, com projeto financiado pela “Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b”.

Através desta Iniciativa, a investigação liderada pelo Docente e Investigador da FFULisboa vai receber financiamento no valor de 500.000 €. O projeto, que será executado no prazo de três anos, visa explorar mecanismos subjacentes ao desenvolvimento da obesidade e doença do fígado gordo não alcoólico, focando-se na comunicação entre o tecido adiposo e o fígado. Prevê-se que este estudo, no âmbito das ciências biomédicas, contribua para a identificação de biomarcadores e terapêuticas que facilitem a prevenção e tratamento das complicações metabólicas associadas à obesidade, em particular o fígado gordo.

O concurso, promovido pela Fundação “la Caixa” em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pretende estimular projetos de investigação com impacto social no âmbito da biomedicina e da saúde em cinco áreas: oncologia, neurociências, doenças infecciosas, doenças cardiovasculares e projetos transdisciplinares com impacto em biomedicina. Nesta primeira edição a “Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b” recebeu 785 candidaturas (167 de Portugal). Um júri internacional, conduzido através da Fundação ”la Caixa”, selecionou oito projetos portugueses, representando uma dotação total de cerca de cinco milhões de euros. Para além do projeto da FFULisboa foram também selecionados estudos liderados por cientistas do Instituto de Medicina Molecular, Fundação Champalimaud, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade do Minho e Universidade do Porto.