O Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) ganhou, enquanto entidade proponente, a atribuição de financiamento no valor de 2,4 milhões de euros. A candidatura para desenvolvimento do projeto de investigação “Oncologia de Precisão: Terapias e Tecnologias Inovadoras” (POINT4PAC) foi submetida, em 2015, ao Programa de Atividades Conjuntas (PAC) promovido pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) enquanto consórcio de entidades constituído por iMed.ULisboa e FFULisboa; Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Instituto Politécnico de Leiria e Universidade de Coimbra; Centro de Química Estrutural e Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento; Instituto de Nanociência e Nanotecnologia e Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias; Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal e Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa. O financiamento atribuído corresponde praticamente ao valor máximo concedido pelo COMPETE 2020, sendo um incentivo para todas as equipas envolvidas no projeto. A investigação será coordenada pela Professora Cecília Rodrigues, Professora Catedrática, Investigadora, Coordenadora do iMed.ULisboa e Coordenadora do Departamento de Bioquímica e Biologia Humanada da FFULisboa.

O PAC do COMPETE 2020 visar apoiar propostas de investigação científica e/ou desenvolvimento tecnológico apresentadas por consórcios de entidades não empresarias que propõem não só desenvolver investigação especializada, criar sinergias que capitalizem e otimizem meios e recursos existentes e criar massa crítica que permita acelerar a produção de conhecimento e/ou de soluções para os desafios societais.