A estudante de Doutoramento em Farmácia da FFUL, Ana Rita Garcia, recebeu o Prémio de Melhor Comunicação Oral pelo trabalho intitulado “Development of a physiological and anatomically relevant human blood-brain barrier based on 3D tissue engineering”, apresentado na LVI Reunião Científica da Sociedade Anatómica Portuguesa (SAP) 2024, que teve lugar no dia 20 de abril. De salientar que parte integrante deste trabalho já havia sido também premiado no European Student Symposium on Anatomical Research 2023, organizado pela European Federation of Experimental Morphology.

Este estudo foi desenvolvido no âmbito da sua tese de doutoramento, desenvolvida sob a orientação da Prof.ª Alexandra Brito, no Laboratório Neurovascular do Instituto de Investigação do Medicamento (imed), e resultou duma parceria com o Prof. Peter Searson do Johns Hopkins Institute for Nanobiotechnology.

A tese da estudante pretende desvendar os principais intervenientes e mecanismos envolvidos na interação entre as células de cancro da mama triplo-negativo e o endotélio da barreira hematoencefálica, de modo a modulá-los, como estratégia preventiva à formação de metástases encefálicas. Com este trabalho, os estudos são feitos com recurso a modelos humanos 3D, o que aumenta a sua relevância e a sua posterior translação para modelos animais.