Maria Alexandra Brito, Professora do Departamento de Bioquímica e Biologia Humana da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa) e Investigadora do Grupo Biologia Neuro-Glial na Saúde e na Doença do Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da FFULisboa, foi distinguida, a 25 de junho de 2018, com o “ImmunoTools special Award”. Este prémio internacional, atribuído pela empresa de biotecnologia ImmunoTools GmbH, visa apoiar a realização de projetos de investigação através da atribuição de uma coleção de anticorpos e citocinas recombinantes.

O projeto “Blood-brain barrier: role in brain metastasization of breast cancer”, proposto pela Docente da FFULisboa, visa caracterizar as alterações moleculares e fenotípicas do endotélio da microvasculatura encefálica do decurso da interação com células metastáticas de cancro da mama e desenvolver estratégias para prevenir a sua transmigração através da barreira hematoencefálica de forma a evitar a formação de metástases no encéfalo.