O artigo “RIPK3 acts as a lipid metabolism regulator contributing to inflammation and carcinogenesis in non-alcoholic fatty liver disease” escrito por uma equipa de Investigadores da FFUL foi publicado, a 24 de dezembro de 2020, na revista “Gut“, uma das mais prestigiadas revistas de Gastrenterologia.

O manuscrito decorre de um estudo, coordenado por Cecília Rodrigues, sobre o fígado gordo não alcoólico (non-alcoholic fatty liver disease ou NAFLD), a doença hepática crónica mais comum, com uma prevalência global de ~24% e para a qual não existe nenhum tratamento farmacológico aprovado. O trabalho subjacente à publicação foi desenvolvido Marta B. Afonso e por uma equipa multidisciplinar de outros Investigadores da FFUL – André L. Simão, Maria M. Gaspar, Miguel Mateus-Pinheiro e Rui E. Castro – em conjunto com cientistas de outras instituições estrangeiras (Alonso C, Arretxe E, Banales JM, Bujanda L, Eizaguirre E, Gautheron J, Jiminez-Agüero R, Madji A, Pareja MJ, Ratziu V, Rodrigues PM, Santos-Laso A) também especializados na temática do artigo.

O NAFLD engloba um espectro de disfunção hepática, que vai desde a esteatose hepática à esteatohepatite não alcoólica, a qual está associada a inflamação e morte celular e que, por sua vez, pode evoluir para cirrose e cancro do fígado. Os resultados identificados no estudo mostram que os níveis da proteína RIPK3 se correlacionam positivamente com a severidade do NAFLD, desempenhando um papel fundamental na modulação do metabolismo hepático, bem como na inflamação, fibrose e desenvolvimento de cancro do fígado. Assim, a RIPK3 surge como um alvo terapêutico promissor para tratar NAFLD e travar a progressão da doença.