Um grupo de Investigadores da FFUL desenvolveu um estudo inédito sobre a tuberculose multirresistente em Portugal que revela novos dados acerca da disseminação desta doença no mundo. A investigação “Using genomics to understand the origin and dispersion of multidrug and extensively drug resistant tuberculosis in Portugal” publicada, a 13 de fevereiro de 2020, na revista científica “Nature-Scientific Reports” resultou da análise genómica de 207 isolados clínicos de Mycobacterium tuberculosis, o agente etiológico da tuberculose, obtidos e caracterizados ao longo de duas décadas em Portugal continental e regiões autónomas. Os principais resultados do estudo revelam que:
– a emergência da tuberculose multirresistente ocorreu nos anos 70 através de duas estirpes distintas (Lisboa3 e Q1);
– a capital portuguesa terá sido o local de origem das estirpes e onde acumularam mutações associadas à resistência aos antibacilares usados na terapêutica desta doença infeciosa, seguindo-se a disseminação para outras regiões do país;
– ambas as estirpes ainda permanecem em circulação;
– a identificação de um conjunto de marcadores genéticos específicos associados a estas estirpes terá um impacto significativo no desenvolvimento de testes moleculares mais rápidos que permitam a sua identificação e rastreamento epidemiológico em outros pontos do globo.

A investigação foi coordenada na FFUL por Isabel Portugal e João Perdigão, tendo incluído a participação do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, London School of Hygiene and Tropical Medicine, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, assim como vários hospitais e laboratórios hospitalares portugueses. A FFUL foi pioneira e tem estado na linha da frente na caracterização genética e epidemiológica do Mycobacterium tuberculosis em Portugal, tendo este trabalho resultado dessa mesma atividade que tem vindo a decorrer ao longo dos últimos 25 anos.

Comunicado de Imprensa