Investigadoras da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) foram  distinguidas, a 5 de agosto de 2019, com o “Prêmio Octavio Frias de Oliveira 2019” na categoria Inovação Tecnológica em Oncologia. O projeto “Formulação lipossomal, composição farmacêutica, uso de uma formulação lipossomal, método para tratamento de câncer e processo para preparação de uma formulação lipossomal”, foi desenvolvido na FFUL – Luísa CorvoManuela Carvalheiro e Maria Bárbara Martins – em parceria com Fundação Oswaldo Cruz: Farmanguinhos (Farmanguinhos/FIOCRUZ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro: Instituto de Química (IQ/UFRJ) – Luciana Girão, Maria Antonieta Ferrara, Elba Bom, Jonas Perales, Surza Rocha. Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento formulações lipossomais da asparaginase II de Saccharomyces cerevisiae clonada e expressa em Pichia pastoris, visando o aumento de meia-vida plasmática e a diminuição de efeitos secundários associados à administração do enzima. Este sistema caracteriza-se por possuir atividade enzimática quando em circulação não sendo necessário que exista libertação do enzima.

O “Prêmio Octavio Frias de Oliveira”, atribuído anualmente pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) Octavio Frias de Oliveira em parceria com o Grupo Folha de São Paulo, visa estimular a investigação científica no âmbito da prevenção e do combate ao cancro. O galardão é dividido em três categorias :Personalidade de Destaque em Oncologia, Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica em Oncologia. Todos os galardoados recebem 20 mil Reais (cerca de quatro mil euros).